Capa Memória Coberturas Especiais Centro Universitário Metodista tem novo reitor
Centro Universitário Metodista tem novo reitor Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha dos Santos e Matheus Pannebecker. Fotos de Vanessa Mello
Sexta, 04 de Março de 2011 - 17:51

06 Na noite da última quarta-feira (02/03), aconteceu o culto de nomeação e posse do novo reitor do Centro Universitário Metodista, do IPA, o mestre e doutorando em Educação, Roberto Pontes da Fonseca, que sucede o professor doutor Norberto da Cunha Garin.

O evento ocorreu no auditório Oscar Machado, no IPA, e contou com a presença de autoridades locais, estaduais, familiares, professores, alunos e integrantes da Igreja Metodista. A cerimônia foi abrilhantada pelo Coro da Igreja Metodista Wesley, sob a regência do professor Vilson Gavaldão.

Em discurso que antecedeu a posse do novo ocupante do cargo, o ex-reitor Norberto da Cunha Garin agradeceu ao Conselho Diretor da Igreja Metodista, pela confiança que lhe foi creditada, e à comunidade acadêmica, que se fez presente no decorrer de sua trajetória: "Todos estiveram juntos. Sempre recebi o apoio da comunidade acadêmica, inclusive em travessias difíceis. Todos vestiram a camisa da instituição". Após 30 meses como reitor do Centro Universitário Metodista do IPA, o professor Garin vai permanecer na instituição como docente.

O culto contou com a participação do diretor-geral da Rede Metodista de Educação e integrante da Igreja, Márcio de Moraes, dos bispos João Carlos Lopes e Luiz Vergílio Batista da Rosa e do coordenador da Pastoral do Centro Universitário, reverendo Flávio Artigas, que proferiu a cerimônia de acolhida e a confissão de fé.

Os bispos João Carlos Lopes e Luiz Vergílio Batista da Rosa foram responsáveis pelo ato de nomeação e posse do novo reitor. Ao proferir a reflexão pastoral, o bispo João Carlos afirmou que "há paradigmas que envelhecem e não funcionam mais. E por isso é preciso quebrá-los". E complementou: "Esta é a função da Rede Metodista de Ensino". Também destacou a importância de mantermos 'a esperança', além de "sonhos, visões e profecias". E concluiu: "Onde não há visão o povo se corrompe. Quem sonha profetiza e antecipa o futuro inspirado por Deus".

Entre os participantes da cerimônia estava a reitora Elaine Lima de Oliveira, substituta de Roberto Pontes da Fonseca no Instituto Metodista Granbery, que veio prestar homenagens em nome da instituição. "Juiz de Fora será sempre grato por tudo que fizestes aos Granberyenses", destacou, Elaine.

Outra ilustre homenagem de Juiz de Fora veio da Assossiação Nacional dos Granberyenses, representada por Flávia Halfed, tetraneta do comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, que concede o nome a mais importante condecoração do município, conferida a Roberto Pontes da Fonseca, em 2009, pelos 10 anos de reitor do Instituto Metodista Granbery.

O vice-presidente do Conselho Diretor, Paulo Roberto de Lima Bruhn, responsável pela outorga acadêmica no ato de posse, declarou a sua expectativa em relação à gestão do novo reitor: "É o nosso exemplo diário que dá a direção ao nosso compromisso com o relacionamento humano. Espero que o reitor transforme isso em realidade".

Após a sua posse, o professor Roberto Pontes da Fonseca descreveu o momento como "ímpar e repleto de explosões de sentimentos". Também agradeceu a influência e a dedicação de pessoas marcantes em sua vida, como a sua mãe, que lhe ensinou o poder da oração, e destacou a imensa gratidão que tem pela Igreja Metodista ao ter lhe confiado essa missão. "Hoje é apenas mais um passo. Nossos desafios continuam".

Ao conversar com a Agência Experimental de Jornalismo (AJor) sobre a sua atuação na Rede Metodista do Sul, o novo reitor enfatizou o desejo de fazer um trabalho integrado à comunidade. "A nossa expectativa é de um trabalho colaborativo, em parceria e muita interação com a comunidade".