banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Bienal do Mercosul
Bienal do Mercosul
A Bienal junto à cultura popular brasileira Imprimir
Escrito por Cissa Madalozzo   
Quinta, 05 de Novembro de 2009 - 10:54

bienalchocolatao02

O percurso urbano “A Cidade Desejante”, organizado pelo artista Júlio Lira, atraiu no último sábado (31/10) curiosos do mundo inteiro, desde a África, México e América Latina, para conhecer a realidade de um Brasil paupérrimo, mas que tem ginga na arte popular. A intervenção, que durou mais de três horas, percorreu o Parque Farroupilha, a vila Chocolatão e terminou na sede da Comunidade Autônoma Utopia e Luta.

 
A beleza da xilogravura na Bienal Imprimir
Escrito por Cissa Madalozzo   
Terça, 03 de Novembro de 2009 - 13:33

xilo

Oficina e exposição de xilogravuras tornam a Bienal do Mercosul ainda mais interessante. O artista Marcelo Monteiro ministra a oficina de xilogravura para professores, organizada pela Bienal. São quatro encontros no Museu do Trabalho onde os inscritos têm a oportunidade de aprofundar esta técnica extremamente artesanal, que exige paciência e prática. A artista plástica Carla Trautmann participou de sua primeira oficina de xilogravura para aperfeiçoar a técnica. “Durante a faculdade tive pouco contato com este método, mas mantive a vontade de realmente aprender a fazer”, conta.

 
Mostra 'Ficções do Invisível' aborda as reflexões internas dos artistas Imprimir
Terça, 27 de Outubro de 2009 - 15:53

20091027_bienalA4-editada

Como ocorreu em edições anteriores, o Cais do Porto abriga a maior parte das exposições da 7ª Bienal do Mercosul. Ao longo de seus armazéns, localizados à beira do Rio Guaíba, cinco mostras relacionadas ao tema central Grito e Escuta podem ser visitadas nesse espaço. Entre elas, Ficções do Invisível, a qual  reúne artistas que colocam em cena sua própria relação com o processo artístico ao expor  seus questionamentos internos.

 
Projetáveis no Santander Cultural Imprimir
Escrito por Tomas Edson Silveira   
Terça, 03 de Novembro de 2009 - 12:15

projetaveis

A 7ª Bienal do Mercosul, “Grito e Escuta”, tem sede em três pontos de Porto Alegre: Cais do Porto, Museu de Artes do Rio Grande de Sul (MARGS) e Santander Cultural. A mostra do Santander recebe o nome de “Projetáveis”, representando a projeção de um vínculo sobre o outro e explorando a materialização de projetos que utilizam a internet como canal de divulgação das obras visuais. Animações, colagens digitais, filmes e vídeos dão forma às obras, assinadas por 25 artistas de 13 países. Os artistas utilizam monitores e projetores para mostrar a arte ao público.

 
Começa a 7ª Bienal do Mercosul Imprimir
Escrito por Manoel Canepa   
Quarta, 21 de Outubro de 2009 - 17:18

bienal-2009Em cerimônia realizada no dia 16 de outubro, no Armazém A7 do Cais do Porto, foi oficialmente inaugurada a 7ª Bienal do Mercosul na cidade de Porto Alegre. O título desse ano, Grito e Escuta, propõe que a comunicação seja explorada de forma multidirecional, através de múltiplas linguagens. As obras dessa edição poderão ser visitadas nos Armazéns do Cais do Porto, Santander Cultural e o MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul além de diversos lugares públicos da capital gaúcha.

 


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA