IPA na Copa do Mundo Imprimir
Escrito por Redação da AJOR
Quinta, 05 de Junho de 2014 - 14:54

copa-do-mundoAtento ao cenário de um país que começa a sediar megaeventos esportivos e ao consequente impulso ao jornalismo especializado na área, o Centro Universitário Metodista – IPA proporcionará uma experiência única a um grupo de estudantes. Nesta quinta-feira (05), foi assinado convênio com a prefeitura de Porto Alegre no programa #imaginaaexperiencia, que prevê a participação de alunos do curso de Jornalismo na cobertura da Copa do Mundo 2014.

A atuação será no Centro Aberto de Mídia – que funcionará na Usina do Gasômetro e receberá jornalistas de dezenas de países durante o Mundial – e na Fan Fest, a festa do torcedor, que transmitirá os jogos da Copa em uma tela gigante em meio a shows de diversos artistas com entrada gratuita no Anfiteatro Por do Sol.

O Jornalismo do IPA estará representado pelos alunos Frederico Tarasuk Trein e Luiz Otávio Antunes Menezes, do 6º semestre, e Gabriel Bocorny Guidotti do 7º. Um dos principais requisitos para a definição dos representantes foi o domínio de um segundo idioma.

Gabriel já havia se destacado na cobertura que estudantes do IPA realizaram em 2013 no Campeonato Mundial Master de Atletismo, até então o maior evento esportivo já recebido pelos gaúchos. “A experiência será muito importante para nosso crescimento profissional. Após cobrir o maior evento da história do Brasil, nada mais será novidade no jornalismo”, disse.

Segundo o prefeito José Fortunati, a Copa está proporcionando inúmeras oportunidades e um grande aprendizado. “Não podemos imaginar uma experiência tão rica em eventos internacionais para esses estudantes como a de trabalhar com as equipes de comunicação. Com certeza esses jovens sairão mais preparados para o mercado de trabalho”, afirmou.

Para o coordenador do curso, Fabio Berti, o ganho na relação ensino-aprendizado é evidente. “Atualmente, discutem-se formas de adequação dos cursos de Jornalismo às novas diretrizes curriculares do Ministério da Educação, que determinam, especialmente, a ampliação das atividades práticas durante o curso. Quanto a isso, saímos na frente, proporcionando vivências aos alunos em todos os semestres”, destaca.

O programa #imaginaaexperiencia é uma iniciativa do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, da Comunicação do Comitê de Copa do Governo do Estado e da Secretaria Municipal da Juventude. Também participam estudantes da Ufrgs, Ulbra e Uniritter.