banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Copa 2014 Prefeitura e Estado alinham detalhes para Centro Aberto de Mídia
Prefeitura e Estado alinham detalhes para Centro Aberto de Mídia Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Segunda, 09 de Junho de 2014 - 12:55


aberturaUma experiência única para jornalistas não credenciados pela FIFA. Driblando restrições impostas pela entidade máxima da futebol, Porto Alegre vai dispor de uma sólida estrutura comunicativa localizada no segundo andar da Usina do Gasômetro. Trata-se do Centro Aberto de Mídia (CAM), iniciativa que busca orientar e facilitar o trabalho de profissionais, levando conteúdo e entretenimento diretamente dos locais onde a Copa acontece em solo gaúcho. Às 14h desta segunda-feira, uma cerimônia abrirá oficialmente o CAM.

Mais cedo, no mesmo local, o plano do Centro foi esmiuçado em uma série de apresentações realizadas por assessores do Estado e da Prefeitura. Giuliano Tadeu, assessor da Secretaria Municipal de Comunicação, destacou que em nenhuma outra cidade-sede as atrações estão tão concentradas como em Porto Alegre. Celebrou, ainda, que o trajeto para quem deseja curtir a Copa pode ser feito tranquilamente a pé. Sobre o CAM, Giuliano explicou a principal razão do projeto. “Buscamos democratizar o acesso”.

Em nome do Estado, as assessoras do Comitê Gestor da Copa, Anna Magagnin e Nathália Ely, ressaltaram a importância da Copa do Mundo como forma de fomentar a economia local e reverberar a imagem do Estado para a chegada dos turistas. Segundo elas, o Rio grande do Sul receberá 70 mil visitantes internacionais e 200 mil nacionais para acompanhar os cinco jogos da Capital. O selecionado equatoriano também foi pauta da apresentação, onde afirmaram que aqui (Viamão), será a casa deles, diferentemente de outros times que apenas passarão por Porto Alegre para seguir o cronograma da competição. Vale uma atenção especial, portanto.

abertura1

No encerramento, o Secretário de Comunicação de Porto Alegre, Flávio Dutra, e a Coordenadora de Comunicação do Comitê Gestor da copa, Martha Voigt, deram avisos gerais para a orientação dos profissionais e taxaram que será um grande evento, que irá repercutir em favor de desenvolvimento do país. Dutra aproveitou para falar algumas palavras sobre o projeto #imaginaaexperiência, que levará acadêmicos para cobrir a Copa. Entre eles, os estudantes de Jornalismo do IPA Gabriel Guidotti, Frederico Tarasuk Trein e Luiz Antunes.

AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES

O perímetro de atrações é de 4,3 km, próximo ao Beira-Rio. Muitas atividades estão programadas para os dias de Copa na cidade, de modo a captar a atenção dos visitantes e repercutir fragmentos da cultura gaúcha no exterior. Confira o que vem por aí:

Caminho do Gol - Caminho preferencial de pedestres, parte do Centro Histórico pela Avenida Borges de Medeiros, em direção ao estádio Beira-Rio, com 3,5 quilômetros de extensão. Nos cinco dias de jogos na Capital, haverá atrações culturais, instalações consulares, alimentação e atendimentos em saúde, segurança e informações turísticas.

Datas: nos cinco dias de jogos na Capital (15, 18, 22, 25 e 30/06).

Horários: das 10h às 18h ou 21h, dependendo dos horários dos jogos.

Acampamento Farroupilha Extraordinário - Voltado para a divulgação das tradições e do folclore gaúchos durante a Copa, reunirá 86 piquetes, além de feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos, praça de alimentação e oficinas.

Datas: será realizado de 12 de junho a 13 de julho.

Horários: das 10h às 22h durante a semana e até as 2h durante finais de semana.

Fifa Fan Fest - Às margens do Guaíba, o Anfiteatro Pôr do Sol receberá ampla infraestrutura de atrações e serviços com capacidade para receber até 20 mil pessoas. O público aproveitará shows locais e nacionais, com mais de 60 atrações. O espaço será acessível a portadores de deficiência. Haverá praça de alimentação e atendimento especial para turistas.

Datas: de 12 de junho a 13 de julho (exceto 27/06 e 02, 03, 06, 07, 10 e 11/07).

Horários: das 11h às 21h.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA