banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Copa 2014 Uma outra Copa do Mundo
Uma outra Copa do Mundo Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Domingo, 15 de Junho de 2014 - 13:30

mimoA Copa está aí. Mas engana-se quem pensa que o futebol acontece apenas dentro o campo; existem muitas outras formas de curtir os embates entre os selecionados nacionais. Na Rua Fernando Machado, em Porto Alegre, vai acontecer um mundial a parte, longe dos holofotes da mídia, que promete ser tão disputado quanto. Trata-se da Copa do Mundo de Futebol de Botão, organizada pelo Bazar Mimo.

Se você conhece a história do futebol de botão, provavelmente ouviu de seu pai. A tradição familiar, no passar das décadas, leva jogadores de diferentes cantos do Estado a se reunir no Bazar, próximo à Igreja da Matriz, no Centro da capital. O dono, Domênico Romano, 66 anos, um estrangeiro nascido na cidade de Morano Calabro – sul da Itália – comanda o que muitos botonistas chamam de “o templo do futebol de mesa”.

Além de vender botões, o estabelecimento oferece todo o aparato para a realização das partidas. Os artigos variam entre goleiras, adesivos, fichas, bolinhas, entre muitos outros. O cliente também pode adquirir um time com o emblema de sua seleção preferida. Pensando nisso, o bazar está com um “Mundial particular” em andamento. Os moldes são os mesmos: 32 jogadores representarão as 32 seleções. O campeonato é exatamente igual à tabela da Copa do Mundo FIFA 2014.

A regra, contudo, é diferente. Em vez de dois tempos de 45 minutos, ali prevalece a norma gaúcha do futebol de mesa: 30 minutos de partida, 15 para cada lado. O campeão ganhará, acredite, uma reluzente réplica da taça FIFA. Há também outras premiações, até o quarto lugar. Para comemorar essa integração promovida pela mesa, Domênico especula a realização de um substancioso churrasco entre amigos após o encerramento dos confrontos.

Embora sua nacionalidade italiana, o palpite de Domênico para o campeão da Copa do Mundo é o Brasil. Na mesa, contudo, ele é precavido: “Preciso olhar a lista de botonistas para ver quem vai ganhar”. Na opinião dele, o vencedor do Bazar sairá de Chile, Suíça ou Costa Rica. “Existem os jogadores mais experientes e habilidosos. Esses são os três candidatos que palpito, mas a situação pode mudar”, ressalta.

Premiando a reportagem, apareceu no bazar Jurandir Rodrigues, 79 anos, que, segundo Domenico, é o seu cliente mais antigo. “Jogo botão desde 1949” , disse. Radicado em Esteio, pratica o futebol de mesa em encontros com amigos. “Uma turma de velhos”, explica com uma risada. Jurandir é um apaixonado por futebol. Na ocasião, lembrou especialmente da Copa de 1950, onde o Brasil foi derrotado pelo Uruguai em pleno Maracanã. “Trabalhava na Campanha com meu pai. Ouvi a partida inteira pelo rádio. Foi um dia muito triste”, comentou. Mas o baque parece não ter afetado o gosto que o botonista tem pela Celeste Olímpica: “O Uruguai vai sair campeão”, crava.

Serviço

Bazar Mimo
Rua Cel. Fernando Machado, 568 - Centro - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3227.4319.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 09h às 12h e das 14h às 19h30.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA