Os vendedores ambulantes que atuam no centro de Porto Alegre estão ansiosos para a Copa do Mundo 2014. Não somente pelos jogos ou a colocação da seleção brasileira, mas sim para as vendas e oportunidades que o evento proporciona.
Luis Gustavo, de 56 anos, já trabalha como vendedor ambulante de paçoca, cocada e maçã do amor há vinte anos. Além de esperar um aumento significativo no seu comércio por meio do Mundial, ele se mostra animado e conta o que espera. “Primeiro o Brasil ser campeão. E segundo, que minhas vendas aumentem. Argentinos, Uruguaios, Holandeses, Franceses; todos eles vão querer um pouco da minha cocada”.
Às vésperas da Copa, alguns vendedores foram selecionados e cadastrados para atuarem dentro do perímetro FIFA, que engloba o entorno do Beira-Rio, podendo vender produtos licenciados pela entidade máxima do futebol. Josué Homar Pereira, 47 anos, se sentiu prestigiado pela oportunidade. “É uma grande honra. Trabalho vendendo algodão doce, mas terça-feira estarei a serviço de todas as nações”, comemora.
Dia 12 de junho todos os selecionados deverão comparecer à SMIC (Secretaria Municipal de Industria e Comércio) para receberem instruções, bem como coletes que os identificarão no local de trabalho. |