banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Copa 2014 Personagens do Mundial fora do campo
Personagens do Mundial fora do campo Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Domingo, 15 de Junho de 2014 - 13:49

cam41Copa do Mundo significa oportunidades em todos os setores. Inclusive no segmento artístico. É o que fazem alguns artistas de rua radicados na Esquina Democrática, em porto Alegre. O público presente passa e não deixa de notar: uma estátua humana e um simpático vendedor de bexigas, ambos um sucesso entre as crianças. Trajados de verde e amarelo, o objetivo destes profissionais é espalhar alegria entre as milhares de pessoas que transitam no Centro da capital todos os dias.

Alexander Maciel já trabalha na área cultural estatuística há 12 anos. Normalmente, ele se veste de gaúcho típico, embora tenha aberto uma exceção para a Copa do Mundo. Dessa vez, além de tinta prateada no corpo, Alexander exibe a camisa da seleção, bem como uma bola de futebol – representativa do esporte. A arte, entretanto, não é simples e faz um desafio ao convencimento do público expectador. “As pessoas precisam confiar em ti, acreditar no teu trabalho”, explica. O objetivo é aguçar a curiosidade e, se o show for satisfatório, estimular que as pessoas deixem sua contribuição.

Poucos metros adiante, do alto de longas pernas de pau, Anderson Rodrigues, o palhaço Paçoka, chama a atenção com seus shows de bexigas, fazendo moldes diferentes para os expectadores. Ele começou na atividade em 2000 e desde então não parou mais. Além da atuação no Centro de Porto Alegre, interpreta outros personagens em outras localidades do Estado: “Viajo muito”, ressalta. Sobre a Copa, Paçoka é definitivo parece esconder, abaixo do verde amarelo, uma conhecida camisa em branco, preto e azul. “O Beira-Rio é o estádio mais bonito de Porto Alegre, mas só porque está na Copa”, frisa.

Os artistas de rua se unirão às atrações do Caminho do Gol, em Porto Alegre. Com 3,5 quilômetros de extensão, nos cinco dias de jogos na Capital haverá atividades culturais, instalações consulares, alimentação e atendimentos em saúde, segurança e informações sobre os pontos turísticos da capital. O horário de funcionamento será das 10h às 18h ou 21h, dependendo dos horários dos jogos.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA