banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Copa 2014 Tradição gaúcha para estrangeiro ver
Tradição gaúcha para estrangeiro ver Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Domingo, 15 de Junho de 2014 - 13:55

cam43Se Bento Gonçalves, Afonso Corte Real e Antônio de Sousa Neto vivos fossem, não acreditariam na repercussão que sua revolução tomou. Todos os anos, os gaúchos tratam de celebrar sua cultura no Acampamento Farroupilha. Neste momento, entretanto, a proposta é ainda mais desafiadora: reverberar a tradição do Estado junto aos estrangeiros que se dirigem a Porto Alegre para conferir a Copa do Mundo de 2014. O acampamento permanece até 13 de julho, no Parque Harmonia.

Aberta a edição extraordinária, cavalarianos exibem pelo Parque seu orgulho pelo traje a caráter que vestem. É o caso de Alvaci Bello, do Piquete Guardiões do Rio Grande, da Polícia Civil. Indivíduo douto nas artes campeiras, o tradicionalista considera a Copa do Mundo algo diferente para sua geração, nunca antes visto, pois se trata de um evento que reúne multidões. Para ele, independentemente das diversas línguas e culturas que virão a Porto Alegre, a integração acontecerá quando as pessoas se sentarem em uma roda de chimarrão. “O entendimento virá à tona. Cada galpão é um quartel-general que defende nossa terra, mostra as riquezas de nossa cultura. Tomar chimarrão é um ritual que envolve homens e mulheres de bem”, ressalta.

A inserção da cultura gaúcha na agenda estrangeira também é objetivo de Getúlio Ferreira da Silva, comerciante de facas campeiras, no pavilhão de artesanato do Acampamento. Ele destaca o aspecto histórico do evento, lembrando que a festa é uma comemoração à maior revolução da história do Rio Grande do Sul e uma oportunidade para repercutir a tradição gaúcha no exterior. Esperando fazer bons negócios, Getúlio acredita que os estrangeiros levarão daqui uma boa imagem, a de um povo apaixonado por sua terra. E para isso, o trabalho lhe chama. “Às vezes não dá tempo nem para dar uma saidinha. Minha atividade começa cedo e pode ir até de madrugada”, explica.

Acampamento Farroupilha Extraordinário

Voltado para a divulgação das tradições e do folclore gaúchos durante o Mundial, reunirá 86 piquetes, além de feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos, praça de alimentação e oficinas.

Datas: até 13 de julho, no Parque Harmonia.

Horários: das 10h às 22h durante a semana e até as 2h durante finais de semana.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA