banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Diploma de Jornalismo
Diploma de Jornalismo
Senado vota a favor do diploma para jornalista Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Sábado, 11 de Agosto de 2012 - 15:37

senado-pecEm meio a uma avalanche de registros precários expedidos pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) a 4764 profissionais liberais, incluindo ex-atletas, donos de empresas de comunicação, políticos e até bicheiros, desde a queda do diploma, o Senado sinaliza mudanças neste cenário, ao aprovar nesta terça-feira (07/08), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, que regulamenta o exercício da profissão de jornalista.

 
PEC do diploma de jornalismo é aprovada em primeiro turno no senado Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha e Nicolas Andrade   
Sexta, 02 de Dezembro de 2011 - 17:12
pec-jornal-aprovado

Na última quarta-feira (30/11) foi aprovada no Senado Federal a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que exige a volta da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista. Com 65 votos a favor e sete contra, a proposta foi ratificada em primeiro turno e agora segue para segundo turno de votação, que terá data marcada após reunião entre os lideres dos partidos e o presidente do senado, José Sarney.

 
A luta pela reconquista do diploma Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Segunda, 20 de Junho de 2011 - 16:57

A manhã chuvosa desta sexta-feira (17/06) não impediu que jornalistas e estudantes de Comunicação se reunissem na Esquina Democrática, em Porto Alegre. O motivo do encontro era lembrar que há dois anos a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acabou a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista.

 
Ter ou não ter diploma, eis a questão Imprimir
Escrito por Bruno Moura   
Segunda, 26 de Setembro de 2011 - 17:41

tira-jornalismo-diplomaNunca notei um assunto que gerasse tanta polêmica a ponto de não ser enterrado de vez. A não obrigatoriedade do diploma tornou-se um tema debatido entre profissionais da comunicação, beirando uma similaridade idêntica a uma guerra de idealismo. Verdade seja dita, os dois lados existentes, sejam os defensores dos profissionais diplomados ou os chamados "outro lado", possuem seus argumentos e pontos de vista fortificados e estruturados a ponto de defendê-los exaustivamente.

 
O debate do "chove e não molha" Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker e Anselmo Cunha   
Segunda, 21 de Março de 2011 - 18:15

debate-pucPara os jornalistas, a não obrigatoriedade do diploma sempre estará em pauta, enquanto a questão não for revertida. Com a ideia de unir a classe e chamar todos os profissionais da área para mais uma reflexão, o debate "Para que serve o teu diploma?" aconteceu na última sexta-feira (11/03) no auditório da Famecos, na Pucrs. Porém, devido à má organização e divulgação, o evento acabou por não render o esperado.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA