banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Diploma de Jornalismo Senado vota a favor do diploma para jornalista
Senado vota a favor do diploma para jornalista Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Sábado, 11 de Agosto de 2012 - 15:37

senado-pecEm meio a uma avalanche de registros precários expedidos pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) a 4764 profissionais liberais, incluindo ex-atletas, donos de empresas de comunicação, políticos e até bicheiros, desde a queda do diploma, o Senado sinaliza mudanças neste cenário, ao aprovar nesta terça-feira (07/08), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, que regulamenta o exercício da profissão de jornalista.

Após a votação no senado, com 60 votos a favor e quatro contra, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados, onde será novamente avaliada e passará por nova votação.
Apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a proposta tem como principal característica a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Os profissionais que atuavam na área sem graduação, no período anterior à aprovação da medida, poderão manter-se no cargo.

A matéria é uma resposta à decisão tomada em junho de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou a exigência da graduação para profissionais do jornalismo. Em menos de um ano, entre julho de 2010 e junho de 2011, foram concedidos 4.764 registros de jornalistas que não possuíam diploma, segundo dados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS.

"Quem procurou o registro precário foram profissionais liberais, ex-atletas, donos de empresas de comunicação, políticos e até bicheiros", comenta o diretor do Sindicato dos Jornalistas, Robinson Estrasulas. Segundo ele, a decisão prejudicou ainda o funcionamento de pequenas empresas jornalísticas, como as de cidades pequenas. "A queda da exigência do diploma para exercer a profissão fez com que donos de jornais do interior pudessem assinar suas próprias publicações, sem a necessidade de um jornalista formado", argumenta.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA