banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Salão da Lã tem prejuízo com a mudança de local
Salão da Lã tem prejuízo com a mudança de local Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Terça, 06 de Setembro de 2011 - 16:21

Expointer-2011Uma mudança de local do estande do Salão Gaúcho do Artesanato em Lã, na 37ª Expointer, trouxe prejuízos aos artesãos. O novo local se encontra em uma área de pouca movimentação, no Parque Assis Brasil. No antigo local, onde tradicionalmente era montado o estande, desde 2005, próximo à Pista dos Ovinos, foi construída a casa da Assembléia Legislativa, e por isso o espaço teve que ser realocado.

Além dos problemas com o local, o Salão da Lã enfrenta dificuldades desde o ano passado, quando não conseguiu patrocinadores para participar da Expointer. Neste ano, o projeto contou com a ajuda da Farsul e Emater, e assim pôde voltar a participar do evento.

Com a troca de local, segundo o coordenar do Salão da Lã, Eduardo Amato, houve uma queda brusca no número de peças comercializadas e um decréscimo estimado em 70% nas vendas, em comparação aos anos anteriores. Esta mudança, ressalta o coordenador, causou prejuízo a mais de 20 trabalhadores do interior do Estado que costumam enviar suas peças para serem vendidas na Expointer. "O nosso objetivo é incentivar o trabalho do pequeno artesão, mas isso não está sendo possível", comentou Eduardo.

De acordo com o responsável pelo setor de locações de áreas do Parque de Exposições Assis Brasil, Felipe Oliveira, o terreno onde se encontrava nos anos anteriores o Salão da Lã pertencia à Assembléia Legislativa. Enquanto o Legislativo do RS não conseguia arrecadar verbas suficientes para construção da sua sede no local, permitia a ocupação do espaço por outros comerciantes. Oliveira comentou também que a escolha de um novo local não foi arbitrária e, mesmo com a pouca disponibilidade de locais livres, foram apresentadas duas opções de espaço para os artesãos do Salão da Lã se estabelecerem.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA