Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Mais chimarrão aos gaúchos
Mais chimarrão aos gaúchos Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Terça, 06 de Setembro de 2011 - 16:29

chimarroAqueles que buscam na Expointer um estande com água quente e erva-mate para o seu chimarrão, o local indicado é a Escola do Chimarrão, uma instituição que incentiva o consumo da mais tradicional bebida do Rio Grande do Sul.

Criado no ano de 1998, em Venâncio Aires, com o objetivo de incentivar o tradicional hábito gaúcho de tomar 'chimarrão', o projeto se faz presente em todo o país, onde além de ensinar como se prepara um chimarrão, estimula e divulga os benefícios do consumo de bebidas a partir da erva-mate.

Na Expointer, além de oferecer condições para o visitante preparar o seu chimarrão, é possível aprender 36 variações diferentes da bebida, com destaque para o chimarrão de 11 segundos, uma técnica que consiste em colocar a água antes da erva-mate, na primeira vez em que for servida a bebida, o que ajuda a posicionar a erva na cuia e agiliza o preparo da bebida. "O objetivo da escola é facilitar a vida das pessoas ao tomarem chimarrão", explica a vice-presidente do instituto Escola do Chimarrão, Liliane Papem.

Além da instrução no preparo, também são apresentados aos visitantes as propriedades nutricionais e até medicinais da erva. Segundo o diretor executivo do projeto, Pedro José Schwengber, há diferentes estudos realizados no mundo confirmando que o chimarrão ajuda a prevenir diversas doenças, principalmente as intestinais, além de conter uma série de vitaminas benéficas à saúde e atuar como complemento alimentar.