Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Falta competitividade no mercado gaúcho de carne bovina
Falta competitividade no mercado gaúcho de carne bovina Imprimir
Escrito por Giovani Gafforelli
Sexta, 31 de Agosto de 2012 - 12:56

competitividadeNesta quinta-feira, 30/088, aconteceu a palestra sobre 'A relevância organizacional para competitividade da carne bovina gaúcha', com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e médico-veterinário, Júlio Otávio Barcellos.

Em seu fórum de discussões, o palestrante abordou o que falta para o Rio Grande do Sul ser mais competitivo no mercado de carne bovina. O mesmo acredita que o produtor deve transformar a concorrência em algo factual, concreto.

Para o professor, a competitividade é o mesmo que sobreviver e crescer, e este seria o principal motivo para o mercado de carne bovina gaúcha não se espandir e ficar parado no tempo. Segundo Júlio Barcellos, existem cinco conceitos para competir, que são: tecnicas e procedimentos,marcas para os produtos, marketing, serviços, saberes e culturas

Marco regulatório

Segundo o professor Júlio Barcellos, o Rio Grande do Sul importa carne bovina, pois falta ao produtor tecnologia para produção e um melhor gerenciamento da tecnologia existente. Para o nosso estado, que é o maior consumidor de carne bovina do país, faltariam algumas requisitos para se tornar o maior produtor de gado do Brasil, como os selos de garantia em suas carnes, a criação de um Instituto da carne gaúcha e a diversificação da prosução.

Mas, mesmo que o caminho para produzir esteja traçado, ainda existem muitas dificuldades para o produtor estar habilitado a vender, como: autorização da vigilância sanitária, um preço atraente e uma disponibilidade maior para o mercado.