banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Funcionários da Gerdau protestam na Expointer
Funcionários da Gerdau protestam na Expointer Imprimir
Escrito por Giovani Gafforelli e Renan Agostini   
Sexta, 31 de Agosto de 2012 - 18:12

protesto-gerdau-01Ocorreu nesta sexta feira, 31 de agosto, um protesto de funcionários da metalúrgica Gerdau, em frente ao estande da empresa na Expointer 2012. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Stimepa), Jorge Luís de Carvalho, os colaboradores revindicam melhores condições de trabalho e diminuição da jornada: "A Gerdau está desrespeitando a Constituição Brasileira e os acordos coletivos", disse.

De acordo com Carvalho, nos acordos coletivos está prevista uma jornada de 8 a 10 horas de trabalho e a empresa no momento impõe que seus funcionários trabalhem até 14 horas diárias, expondo assim os trabalhadores aos seus limites físicos e psicológicos. Paralelo a isso, ainda existe risco para a população de Charqueadas. Segundo Jorge, a Gerdau lança na atmosfera 37 toneladas de aço por mês, gerando índices alarmantes de câncer na cidade.

Os empregados da empresa revindicam também salários mais justos para a classe e tentam desmistificar a imagem que a mídia gaúcha passa da Gerdau. Quando perguntado pela reportagem se a Gerdau está disposta a negociar, Jorge é categorico: "Sim, estão dispostos, mas a único jeito de negociar é na base da imposição. Os trabalhadores que falam no assunto sofrem retaliação no dia seguinte, e por esse motivo, a maioria não se manifesta. O que os trabalhadores precisam é de um plano de ação", disparou Jorge Luis.

protesto-gerdau-02 protesto-gerdau-03

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA