O elevado nível das águas do Rio Esteio está ocasionando prejuízos à 36ª Expointer que está com 10% da área total do Parque de Exposições Assis Brasil, no município gaúcho de Esteio (RS), alagada.
Em coletiva à imprensa, o diretor do Parque, Telmo Mota informou que os alagamentos aconteceram por questões geográficas. Na altura da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) três arroios que cercam o Parque de Exposições Assis Brasil transbordaram e alagaram dois estacionamentos, a pastagem que alimenta os animais expostos no parque e a área onde são expostas máquinas agrícolas.
Até o momento foram contabilizados 39 expositores prejudicados com os alagamentos, número que representa 30% dos expositores da feira. Desde o começo da Expointer foram registrados 204mm de chuva, o que é considerado pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, “uma calamidade”, fato sem registro semelhante nos últimos 40 anos.
Para quem planeja visitar a Expointer nesta terça-feira, o diretor do Parque Telmo Mota, pede que usem o Trensurb, pois o estacionamento dos visitantes, localizado nos portões 15 e 16, onde estão cerca de 5 mil vagas, encontra-se inacessível. A estimativa é de que no máximo em 48 horas após cessarem as chuvas, as vagas sejam disponibilizadas. |