banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Expointer celebra tradições gaúchas
Expointer celebra tradições gaúchas Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Terça, 27 de Agosto de 2013 - 14:01

tradicaoOs visitantes que passeiam pelo Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a Expointer, já se acostumaram com o ambiente tradicionalista que envolve o local. A trégua da chuva torrencial, e uma temperatura mais amena, fizeram o público tirar do armário suas bombachas e coletes nesta terça-feira (27). Espalhadas em variados pontos, também se encontram caixas de som difusoras de músicas gauchescas, agravando a paixão do povo pela cultura do Estado.

No pavilhão do artesanato, quase escondido entre uma infinidade de cuias e bombas, o vendedor Alvareno Vezzosi celebra a Expointer, feira que participa há 22 anos. Ele lembra com carinho desde a sua primeira participação, até o evento se transformar na maior feira da América Latina voltada ao agronegócio. Sobre as vendas, Alvareno é taxativo: “Não importa se há frio ou chuva, todos os anos meu comércio cresce com a Expointer . No entanto, para nós vendedores, é melhor que chova, pois as pessoas vêm se proteger dentro dos pavilhões”, declara com uma gargalhada. O comerciante também atua no brick da Redenção, há 24 anos.

Outro vendedor, Kléber Schneider, comerciante há 22 anos no evento, também negocia produtos voltados ao tradicionalismo. A arte ele aprendeu com o pai, já falecido, e a mãe, que continua participando ao seu lado. Kléber confirma que um dos produtos de maior vendagem é a cuia para o chimarrão e faz uma propaganda indicando que as suas, produzidas artesanalmente, são as melhores que o público encontrará. “Minha bomba tem mais furos, o que permite uma vazão maior de água.” Durante a entrevista, o comerciante celebrou o recomeço de uma garoa no Parque de exposições comentando: “A chuva é boa. O povo fica aqui dentro.”

vendedor

Ajor na Expointer

É com este clima que a Expointer continua até o próximo sábado (1º de setembro). A Agência de Jornalismo do IPA (AJOR), representada pelos alunos Gabriel Guidotti e Giovani Gafforelli, está fazendo uma cobertura especial junto ao jornal Correio do Povo.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA