banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Aparato médico auxilia visitantes
Aparato médico auxilia visitantes Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Terça, 27 de Agosto de 2013 - 16:27

medicoNa entrada do portão seis da Expointer, está assentada uma unidade de tratamento médico que atende os visitantes. O espaço é ocupado por um médico, um enfermeiro e cinco técnicos de enfermagem -  profissionais à disposição da feira durante o período de sua ocorrência. Ao lado dos globos do evento, há também um ambulatório central que auxilia no acompanhamento dos pacientes. Até o quarto dia, a Expointer já registrou 76 atendimentos. Entre eles, um de natureza gravíssima. 

O atendimento é personalizado conforme o modelo “Manchester”, que define cores para a gravidade dos problemas de saúde. A abordagem de cor vermelha é crítica e prioritária e exige dos profissionais o acompanhamento imediato para evitar o óbito. O segundo da escala é o amarelo, que avalia pacientes em necessidade de repouso deitado. Este atendimento precisa ocorrer em cinco minutos e tem vazão, principalmente, em pessoas com dores abdominais, tonturas e desmaios. Mais ameno, o controle verde consiste em diagnóstico por medicamentos. Neste caso, o paciente deve ser avaliado em até uma hora para afastar risco de morte. 

cores

A enfermeira Danuza Krugen, de plantão no evento até o seu encerramento, informa que as principais ocorrências da Expointer aconteceram na escala verde, sendo os pacientes encaminhados para um acompanhamento medicamentoso. A triagem, segundo ela, é eficiente, pois permite celeridade no tratamento médico. “Nosso sistema é rápido. Recebemos o comunicado no rádio, comunicamos a ambulância e a unidade sai para fazer o atendimento”, ressalta.

Além das modalidades de triagem, a unidade médica da Expointer possui como aparato uma ambulância móvel, formada por dois técnicos, sendo um deles o motorista e o “kit desastre”, para aglomerações, pois permite atender um grande grupo de pessoas. Além disso, há uma série de medicamentos injetáveis, comprimidos, materiais para sutura e curativos, entre outros.

 

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA