Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Quem quer uma chinchila?
Quem quer uma chinchila? Imprimir
Escrito por Luiz Antunes
Quarta, 28 de Agosto de 2013 - 16:31

chin1A Expointer 2013 tem como atração a venda de filhotes de chinchilas no pavilhão de “pequenos animais”.

“As chinchilas estão cada vez mais atraindo o publico infantil e cativando os adultos”, disse o presidente da associação dos criadores de chinchila, Carlos Ernesto Alfonso. Segundo ele, o pelo macio do pequeno roedor se assemelha a um pedaço de ceda, proporcionando a sensação de conforto na pessoa que está acariciando.

O animalzinho tende, se for bem cuidado, a viver de oito a dez anos. Trata-se de um bicho pequeno, que pode ser criado dentro de casa ou apartamento. É calmo, não pega pulgas ou carrapatos e se movimenta mais à noite do que de dia.

Para quem comprou, as recomendações são: dar pouca água, alimentar de quatro em quatro horas e não deixar o animal exposto a altas temperaturas. Afinal, trata-se de um bicho delicado.

A estudante Isabelle dos Santos, de Joinville, analisa as chinchilas para um trabalho escolar e comentou sobre o animal: “não posso negar, é muito fofinho, dá vontade de morder. Se tivesse dinheiro compraria todos, mas não cuidaria, pois sou avoada demais”.

Tempo atrapalhou a venda de chinchilas

chin3

Carlos Ernesto Affonso afirma que nos três anos de Expointer em que participou, nunca havia visto uma chuva tão forte como a que ocorreu nos últimos dias. O tempo, segundo ele, afastou as pessoas. “De domingo para segunda, o clima estava tão “fechado” e “pesado”, que mal enxergávamos as pessoas passeando pelos pavilhões. Até terça-feira não havíamos vendido nenhuma chinchila”, lamentou o presidente.