banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer A maior vaca leiteira da Expointer
A maior vaca leiteira da Expointer Imprimir
Escrito por Luiz Antunes   
Sexta, 30 de Agosto de 2013 - 16:10

vacaNo espaço da Cabana Maya, no pavilhão onde se encontram as vacas leiteiras, é possível achar a campeã do torneio "leiteiro adulto" da Fenasul, Anba Renske. O tamanho do úbere do animal causa espanto e curiosidade nos visitantes.

Anba tem oito anos e é da raça Holandês. A vaca "gigante" ou "o monstro de Bagé", como é conhecida, pode armazenar até 63 litros de leite por dia. O ajudante do setor, Vinicius Pires, contratado para cuidar das vacas, explicou que Anba recebe um tratamento diferenciado por ser campeã. "Ela come feno todo o dia. Mas damos no fim da tarde uma ração balanceada, para que ela permaneça com os músculos fortes e continue robusta".

A vaca é a maior leiteira de todo o evento, chegando a pesar aproximadamente 800 quilos. Sobre a higiene, Vinicius afirma que dá banho uma vez por dia e limpa as fezes do animal de trinta em trinta minutos. "É uma vaca vencedora. Todas as vacas reduzem a produção de leite quando atingem sete anos. Anba não reduziu, continua forte e chamando atenção", complementa.

vaca2

O estudante Gregory Dantas, acompanhado de sua família, comentou sobre o animal: “Ela é gigante. É impossível você passar por aqui e não tirar uma foto. Ela só pode ser de outro mundo", conclui.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA