Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Balanço da Expointer 2013
Balanço da Expointer 2013 Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Segunda, 02 de Setembro de 2013 - 17:59

boi3O total de negócios gerados na Expointer 2013 soma R$ 3,292 bilhões, dos quais a maior parte — R$ 3,274 bilhões — foi oriunda da venda de máquinas e implementos agrícolas. O valor, que supera em 60% o total negociado em 2012, foi anunciado em entrevista coletiva na tarde de domingo (1º) pelo secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e pelo presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier.

AJOR na Expointer

Foram cinco dias de apuração intensa, produção de conteúdo e muito fotojornalismo. A prática de um jornal diário aconteceu com grande proveito para os alunos Gabriel Guidotti, Luiz Antunes e Giovani Gafforelli durante sua passagem pela Expointer 2013. A atividade foi proposta em parceria com o jornal Correio do Povo e Secretaria do Esporte e do Lazer, que forneceram as credenciais para os estudantes e permitiu, ao Universo IPA, a produção de 28 matérias – um recorde para o site.

O cansaço foi inevitável, o lamaçal dos alagamentos quase intransponível, mas a equipe da Agência de Jornalismo do IPA (AJOR) soube sobrepor as dificuldades e fez uma das maiores coberturas da história do evento desde que a parceria com o Correio do Povo começou em 2009. Os acadêmicos Gabriel Guidotti e Giovani Gafforelli utilizaram-se das credenciais do jornal e incorporaram ao seu currículo o trato direto com grandes fontes oficiais, como o governador Tarso Genro e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi. A Secretaria do Esporte e do Lazer foi representada pelo aluno Luiz Antunes – também com grande produção de conteúdo.

equipw

Nesse contexto, é importante destacar o trabalho dos coordenadores da AJOR, Lisete Ghiggi, e do curso de Jornalismo, Fábio Berti, pela proposta experimental de trabalho. Lisete, todos os anos, desenvolve a parceria pelo trânsito que possui no Correio do Povo, em função de já ter trabalhado no veículo. Fábio, por sua vez, é chefe de gabinete da Secretaria do Esporte e do Lazer. Nos bastidores, o suporte oferecido pelos dois professores foi de fundamental importância para uma apuração qualificada.

A AJOR agradece a todos que participaram com compartilhamentos, curtições, sugestões de pauta, entre outras contribuições. Esta edição mostrou o potencial da Agência para a cobertura de grandes eventos e permitiu a estudantes comprometidos uma oportunidade prática que será incluída em seus currículos profissionais.