banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer O ritmo da dança folclórica uruguaia encanta visitantes da Expointer
O ritmo da dança folclórica uruguaia encanta visitantes da Expointer Imprimir
Escrito por Moisés Machado   
Segunda, 01 de Setembro de 2014 - 00:33

TangoExpointerMais que corpos, são duas almas a bailar. Assim pode se descrever a dupla Javier Ivañez e Cláudia Poisó, que entrou no palco com toda a plástica e elegância dos ritmos folclóricos uruguaios, os quais incluem chacareras, tangos e milongas. Os campeões nacionais uruguaios de Tango de Salão, apresentaram-se no Palco 6 da 37ª Expointer, no sábado (30/08), encantando a quem assistia e registrava cada passo dos dançarinos, seja com o olhar ou com celulares, câmeras e smartphones.

Casados há 12 anos, Javier e Cláudia mostram que, ao contrário de boa parte das letras de tango, onde impera a desilusão amorosa, a música originária do Rio da Prata trouxe ao casal uma linda história de amor e parceria. "Nos conhecemos bailando", afirma Javier. Claudia lembra que desde pequenos ambos dançam ritmos folclóricos. Ingressaram na Academia Nacional de Dança, passaram por diferentes escolas e grupos particulares, até fundar, com mais um grupo de amigos, o Grupo Folclórico Vivências, onde permaneceram até ano passado, quando resolveram se dedicar com maior força ao tango. Suas apresentações mesclam outros ritmos como chacareras, milongas e zambas, entre outros.

Pela primeira vez no Brasil, o casal não sai do compasso quando fala dos ritmos gauchescos e brasileiros. Sorridente, Cláudia, fala sobre seu "encantamento". O forró, o vanerão e a chamarra são alegres, contagiantes e nos encantam".

Trazidos a Esteio pelo Ministério de Cultura e Turismo uruguaio, como premiação por chegar à semifinal do Mundial de Tango de Salão, o casal, que pela primeira vez vem ao Brasil, mostrou-se encantado com a Expointer e manifestou que gostaria de retornar ao Estado.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA