banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Câmaras Setoriais promovem eventos para valorizar cultura alimentar gaúcha
Câmaras Setoriais promovem eventos para valorizar cultura alimentar gaúcha Imprimir
Escrito por Moisés Machado. Foto de Bruno Biguá   
Terça, 02 de Setembro de 2014 - 12:17

jantarA Casa de Gastronomia, em parceria com as Câmaras Setoriais e Secretaria da Agricultura, traz à Expointer 2014 uma série de 10 eventos, onde mais de 40 chef's podem mostram seu talento em pratos elaborados com produtos típicos do Rio Grande do Sul. 

 

O primeiro evento, no domingo (31/08), foi um jantar servido a criadores, produtores e convidados. A entrada, um  vinagrete de língua de cordeiro, foi preparado  pelo  chef Rodrigo Caggiani.  Para o prato principal, o chef Floriano Speiss  elegeu  um lombo de cordeiro em crosta adobo, sobre galete de aipim, ao molho de vinho Tannat,  uvas passas e xixo de rim de cordeiro.   Ágata Britto, responsável pela  sobremesa,  escolheu  pão de mel  e especiarias, com redução de uva e iogurte cítrico. Para acompanhar o jantar, chopp artesanal e vinho Tannat produzido na região da campanha.

A apresentação e o sabor dos pratos foram elogiados pelos convidados. “A exigência aos chef's é que utilizem em todos os pratos, ao menos um desses produtos, uva, cordeiro, oliva ou mel. Esse trabalho visa pesquisar, recuperar e valorizar a cultura alimentar do Rio Grande do Sul”, destaca a coordenadora do GT de Gastronomia Regional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Jussara Dutra.

O primeiro evento contou com a presença do ex-secretário da agricultura Luiz Fernando Mainardi e o atual secretário adjunto da pasta, Aureo  Mesquita,  que destacou a parceria iniciada na gestão de Mainardi, com o objetivo de  valorizar os produtos da terra. “É uma satisfação esse primeiro dos dez eventos. E  que possamos estender essa parceria  pelos próximos anos”, destacou o secretário adjunto da Agricultura.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA