Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Consciência ambiental na escola
Consciência ambiental na escola Imprimir
Escrito por Fábio Gonçalves. Foto de Bruno Biguá
Terça, 02 de Setembro de 2014 - 12:21

ambientalNo pavilhão de Agricultura Familiar da Expointer,  Clair Menegazzi, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, de Tenente Portela (RS), ocupa um estande  para apresentar um trabalho de sensibilização voltado aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. A diretora conta com a assistência da coordenadora regional de Educação do Campo e da Cidade, Luciane Gasparetto e de um grupo de alunos. A Educação Ambiental é um trabalho que envolve alunos da pré-escola a oitava série, responsáveis pela divulgação dos ensinamentos à comunidade de Tenente Portela.

Para a diretora, o Ensino Fundamental é o foco do projeto, pois "se tentarmos passar uma conscientização ambiental para adultos ou até adolescentes, será mais difícil. Então começamos  informando as crianças”. Sua justificativa se apoia na sensibilidade das crianças  com as questões ambientais e também na disposição que demonstram para refletir sobre o  assunto. Comenta Clair.

Para aprender e divulgar os cuidados com o meio ambiente foi criado o grupo Guardiões Mirins das Águas, formado por crianças da escola. Responsáveis pela proteção de nascentes em uma propriedade da cidade, os alunos encaram a tarefa com responsabilidade.  Após a identificar as fontes, eles mediram o terreno, efetuaram o cercaram e plantaram árvores nativas no local. Mas o trabalho não parou por aí. Os alunos analisaram o curso de um dos arroios, bem como a sua mata ciliar. E mensalmente eles voltam ao local para ver o resultado gradual de sua tarefa.

Após o  trabalho prático, é na sala de aula que os garotos refletem sobre a sua ação. Tanto na escola quanto na comunidade há resultados do projeto, explica a diretora Clair. Além do cultivo de uma horta e plantio de árvores no terreno da escola, as crianças contribuíram para arborizar a área urbana de sua cidade. Ao sensibilizar a comunidade com exemplos e ensinamentos, as crianças de Tenente Portela esperam colher frutos no futuro.