banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer 190 anos de imigração alemã
190 anos de imigração alemã Imprimir
Escrito por Bruno Biguá   
Quinta, 04 de Setembro de 2014 - 11:50

alemaesAlemanha é o país homenageado nesta 37ª Expointer. Todo o meio fio que envolve o Pavilhão Internacional do Parque está pintado nas cores da bandeira alemã: vermelho, amarelo e preto. O espaço destinado ao país reúne empresas alemães instaladas no Sul do Brasil. E uma conversa sobre 22ª edição da Alemanha na Feira e os 190 anos de imigração, regada a cerveja e pretzel - pão tradicional alemão - marcou o início das atividades

Nas paredes do estante, painéis relatam a história da imigração alemã. Sobre as mesas, livros atraem a atenção de quem admira a cultura ou quer ampliar seus conhecimentos. Já no palco central, grupos de danças típicas, bandas, corais e músicas se alternam em horários para mostrar a arte e a cultura alemã.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, afirma que "a nossa economia mantém até hoje o processo de cooperativismo no Rio Grande do Sul, iniciado pela colonização alemã". E é raças a esse sistema de produção conjunta que os agricultores familiares hoje estão na Expointer para mostrar os resultados de um trabalho que se viabilizou "através das cooperativas e do associativismo", completa Claudio.

O secretário ainda afirma que os imigrantes têm muita influência em outras áreas, tais como: tecnologia, cultura, educação e campo. Eles contribuíram para criar uma verdadeira reforma agrária em nosso Estado e estabeleceram uma economia forte, cujo crescimento foi embalado pela agricultura familiar.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA