banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Municípios promovem turismo e seus produtos na Expointer
Municípios promovem turismo e seus produtos na Expointer Imprimir
Escrito por Jéssica Gamarra   
Sábado, 06 de Setembro de 2014 - 14:45

MunicipiosA Expointer é um evento consolidado tanto no mercado nacional quanto internacional. Tal fato,faz com que expositores de municípios distantes busquem no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, uma alternativa de convidar o público a conhecer o turismo de suas cidades.

E um exemplo é a capital baiana, que veio pela primeira vez à Expointer, depois de seis anos de participação em feiras segmentadas em todo país. De acordo com o gerente de Promoção Turística da Saltur, Leonardo Galeão, "Está sendo muito positiva essa divulgação", e promete voltar no próximo ano.

A cidade de Balneário Camboriú (SC) trouxe para a feira material para divulgar a cidade que é turística e conhecida como 'Capital Catarinense do Turismo'. Não há vendas comerciais de pacotes turísticos na feira, os municípios e estados participam da Feira para divulgar o seu potencial turístico.
"Eu me surpreendi com o tamanho do evento, já participei de outros eventos agropecuários no Brasil. Agora esse aqui, igual eu nunca tinha visto", disse Argel, funcionário público de Santa Catarina, que promete voltarão à Expointer em 2015 com outra estrutura, num espaço maior do que o atual, a fim de atingir diferentes públicos..

Situada no sul do Estado, a cerca de 645 Km de Esteio, Uruguaiana, cada vez mais conhecida pelo carnaval fora de época, trouxe algumas de suas fantasias para a feira. Além do artesanato em lã, ganham destaque as roupas típicas gaúchas. Para a artesã, Elizabete Aquino, a expectativa é mostrar para as cidades da Grande Porto Alegre, norte do estado e outras regiões, o que Uruguaiana tem. "Já que somos meio esquecidos, a gente tem que mostrar o que tem lá, né?". Nos dias 27 e 28 de setembro a cidade recebe a 3ª Inter-Regional do Enart 2014. E no próximo mês acontece a Expofeira de Uruguaiana, de 1 a de 5 de outubro.

O Consórcio Caminho das Origens, uma união de municípios, veio à Expointer convidar a população a descer até a região do Vale para conhecer suas potencialidades: turismo, gastronomia, produção, vinhos de Jaguari, produtos caseiros de São Francisco de Assis, produção de couro de Nova Esperança do Sul, turismo religioso e o ecoturismo de Unistalda e Santiago, além das feiras locais de cada cidade. Pela primeira vez na feira, a intenção do Consórcio é fazer uma avaliação dos produtos em exposição e no ano que vem trazer produtos para ofertar ao público. Segundo João Mário, prefeito de Jaguari, "Cada município tem seu produto, e nós temos a agroindústria que é forte: a produção de cachaça de alambique e a produção de vinho". E conclui: viemos abrir espaço para a Associação de Produtores de Uva e de Vinho, para num primeiro momento ofertar seu produto, mas sempre tendo em vista o comércio do produto".

A cidade de Cacequi, mesmo integrando o Consórcio possui a "Casa de Cacequi" e já ocupa um estande no pavilhão há quatro anos. O espaço mostra ao público os eventos do município, tais como: Festa da Melancia, Encontro de Ferroviários, Feira do Livro, entre outros. Conhecida como terra da melancia, a cidade também é famosa por ter a maior ponte férrea da América Latina. "O empreendedorismo e as experiências novas que a feira proporciona nos trazem aqui, além de mostrar ao público a história de Cacequi e do entroncamento ferroviário", ressaltou o Prefeito de Cacequi, Flávio Machado.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA