Moda campeira Imprimir
Escrito por Jéssica Gamarra   
Sábado, 06 de Setembro de 2014 - 22:33

ModaGauderiaA 37ª Expointer, além de mostrar aos visitantes animais, máquinas, implementos e produtos agropecuários, também expõe ao público a moda gaudéria. Com a proximidade da Semana Farroupilha a indumentária ganha relevância no setor comercial do evento. O público feminino está cada vez mais adepto as pilchas, e as alpargatas caíram no gosto popular.

A loja Los Corrales, de Concordia, região Entre Rios, na Argentina, vende cintos, coletes, botas e camisas. Em Porto Alegre, possui uma loja há 12 anos e participa da Expointer há 18 anos. No Brasil mantém uma rede de clientes espalhados em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro. " A Expointer é para nós a maior feira, pois as vendas são bem mais intensas. Temos um público meio a meio, feminino e masculino", destaca Julio Iraola, vendedor.

Para Carmem Fernandes, administradora, "Há pessoas que usam roupas tradicionalistas apenas durante o mês de setembro, quando aflora o sentimento tradicionalista". Carmem afirma que usa o ano todo roupas gauchescas. "Gosto de usar roupas da nossa terra". E afirma não usar somente pilchas, mas também vestidos, pois acredita que ao usá-las faz com que outras pessoas também queiram usar.

As calças de montaria representam 50% da loja Crioula, que fabrica e distribui para o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. "Temos um público fiel, porém, em setembro, isso dobra", ressalta Vanessa Antunes, gerente Comercial da loja Crioula.

O tradicionalismo gaúcho é conhecido em várias cidades brasileiras e até fora do país. Mas a população urbana costuma tirá-las do armário durante a Expointer e festejos Farroupilha. Este não é o caso do senhor Abralino Teixeira que usa o ano inteiro. Quando questionado sobre o motivo de usar a indumentária gaúcha na Expointer, foi direto ao ponto "Porque já trago no sangue, desde que vim do interior me visto assim, sou de Caçapava do Sul", disse ele com alegria.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA