banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Muito além da cuia, erva mate vira farinha e sorvete
Muito além da cuia, erva mate vira farinha e sorvete Imprimir
Escrito por Moisés Machado   
Segunda, 08 de Setembro de 2014 - 16:54

Pães com_FarimateO GT de Gastronomia Regional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com as câmaras setoriais da erva mate e da avicultura e secretaria da Agricultura, promoveu mais um dos 10 eventos, na Casa de Gastronomia, da Expointer, dedicados à valorização da cultura alimentar do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, 05/09, a grande vedete da noite foi a erva mate, presente em quase todos os pratos e as aves, mesclados com um toque de imigração alemã . O jantar contou com vários convidados, entre os quais a corte da Turismate, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2015, em Ilópolis (RS), rainha Katiela Paniz e as princesas Luisa Capro e Taciane Franzon, as soberanas da 7ª Femate, realizada de 11 a 15 de setembro desse ano, em Arvorezinha, as embaixatrizes Denise Borsatto e Marina Arosi e as soberanas Heloísa Coradi, Caroline Isotton e Maeli Borille, acompanhadas do prefeito Luisinho.

Soberanas do_MateEntre os convidados estava César Augusto Prezzi, consultor de negócios da região de Vêneto, Itália, acompanhando uma delegação italiana. "Temos hoje aqui no jantar uma delegação que organiza feiras no norte da Itália. Fizemos uma parceria com a Expointer, onde nós divulgamos nossas feiras e produtos aqui e eles divulgam a Expointer e os produtos gaúchos lá", comenta.

César , um dos responsáveis por uma das estrelas da noite, o sorvete de erva mate, ele é um dos representantes dos sorveteiros de Longarone e do consulado italiano no Brasil, responsáveis pelo produto. Longarone é um município da província italiana de Belluno considerada a produtora do melhor sorvete do mundo.

Ao início da noite, foi servido aos convidados um suco de erva mate com rodelas de laranja, de sabor marcante, que lembrava um chimarrão gelado. "Muito bom o suco, no verão deve ser ainda melhor, pois é muito refrescante. "Destaca o casal Jeverton e Jordana.
Na sequência, foram servidas cachaças prata e envelhecida, chopp artesanal e dois tipos de vinho, um cabernet sauvignon misto com merlot, Gran Legado, safra 2012 e um cabernet sauvignon, Arbo, safra também 2012.

Na pré-entrada, vários tipos de pães com manteiga natural e patê de fígado. Os pães foram responsáveis por mais um dos lançamentos da noite, a farimate, uma composição de erva-mate com farinha de trigo do Moinho Sangalli, de Encantado. O projeto desenvolvido desde 2012, com a parceria da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) com o Sesi e Senai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Prefeitura de Encantado (Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente) e Prefeitura de Ilópolis (Secretarias da Saúde e de Assistência Social).

A erva-mate contém vitaminas A, C, E, do complexo B e diversos minerais, como potássio, magnésio, cálcio, manganês, ferro, selênio, fósforo e zinco, além de compostos, a exemplo da cafeína, polifenóis e flavonóides. "Estudos demonstraram que estas substâncias podem auxiliar na redução do colesterol, triglicerídeos, entre outros, tendo possível efeito protetor contra doenças cardiovasculares", explica a nutricionista do Sesi/Fiergs, Eveline Bald.

Segundo o chef Fabiano Soares, "É um produto de ótima qualidade. Todos os pães aqui tem farimate na sua composição. Também sou responsável pela sobremesa e nela, também há essa farinha", frisou o sorridente Fabiano, dono da empresa Pãozeiro Pães Artesanais, enquanto mostrava os pães saindo do forno.

A entrada foi um Schnitzel, com salada de batata alemã e mostarda da casa, lembrando a homenageada da 37ª Expointer, a imigração alemã no Brasil, que em 2014 completa 190 anos. O prato principal, também ficou por conta da dobradinha Alemanha e Câmara Setorial da Avicultura: galeto al primo canto com polenta assada e radiccio.

Para a sobremesa, duas estrelas da noite de lançamentos, uma rabanada de brioche com 30% de farimate e a grande novidade culinária da Expointer 2014, ele, o sorvete de erva-mate, acompanhados de calda de cidró. "Tem o sabor da erva-mate, porém adocicado, é exótico, mas muito bom", declarou a promotora de eventos, Luciane Nascimento.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA