Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Balanço da 37ª Expointer
Balanço da 37ª Expointer Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Terça, 09 de Setembro de 2014 - 00:21

EquipeExpoIPAAcabou, a 37ª Expointer chega a seu final com um total de negócios fechados até 15h, de R$ 2.729.022.410,00. Mesmo com um valor abaixo de 2013, onde o final da feira apresentou números de R$ 3,292 bilhões, 60% maiores que 2012, o rendimento é considerado positivo, tanto pelo Governo do Estado, quanto pelos setores produtivos representados pela Farsul, Simers, Febrac e Fetag. "O número é espetacular. O agronegócio não vive crise, ao contrário, continua crescendo. Um número da celebração da estabilidade", avaliou o secretário Cláudio Fioreze.

Se os números de negócios foram menores, em contrapartida o número de visitantes, cresceu, a feira recebeu 502.074 visitantes, ultrapassando a edição do ano passado, quando 384.000 pessoas estiveram presentes na Expointer.
Na avaliação do secretário da Agricultura Cláudio Fioreze, o resultado é fruto de melhorias estruturais do parque e em especial de acesso, via BR-448.

Máquinas

O número de vendas de máquinas teve uma queda de 17% neste ano, chegando ao fim com total de R$ 2.713 bilhões contra R$ 3.274 bilhões de 2013. Mesmo assim foi considerado ótimo pelo setor. E se comparado à edição retrasada, R$ 2.020 bilhões em 2012, o balanço atual ainda é positivo, considerou o presidente do Simers, Claudio Bier: "O ano passado foi atípico, teve uma série de fatores que facilitaram a antecipação de negócios. E mesmo assim, nesta edição superamos em 34% o ano de 2012".

Animais

As vendas de animais também foi menor, em 2013 foram R$ 16.063 milhões contra R$ 12.431 milhões, de 2014 o destaque ficou por conta da qualidade dos exemplares trazidos a Esteio RS. "Neste ano os expositores fizeram uma seleção muito criteriosa. Os jurados tiveram muito trabalho. O reflexo está no preço médio pago por animal, que está mais alto em 2014, destacou o presidente da Febrac, Eduardo Finco.

Agroindústria familiar

A Agroindustria familiar e o artesanato tiveram destaque positivo em crescimento de números, ao superar 2013. Foram negociados R$ 2,028 milhões, e em 2013 R$ 1.505 milhão. "Alguns expositores, aliás, tiveram os produtos esgotados, até mesmo antes do fim da Feira", informou o secretário Scapini.

Artesanato

O Pavilhão do Artesanato também teve balanço positivo. Neste ano foram movimentados R$ 1,4 milhão, em negócios na Feira, e em 2013, R$ 980 mil.

Bancos

O Badesul registrou R$ 550 milhões em negócios. O número supera em quase R$ 200 milhões o ano passado. As demais instituições, Banco do Brasil, BRDE, Banrisul, Sicredi e Caixa Econômica Federal até o encerramento de nossa cobertura não divulgaram resultados.

AJOR na Expointer

Foram 7 dias de trabalho intenso, desde a abertura da feira no dia 30/08.Muita apuração, produção e fotojornalismo, onde os alunos Bruno Biguá, Fábio Gonçalves, Jéssica Gamarra, Juliana Pereira, Letícia Caimi, Moisés Machado, Nádia Pereira, Sabrina Dias e Vivian Leal puderam vivenciar a cobertura de um grande evento, no caso a maior feira de agronegócios da américa latina.

A AJOR foi a primeira agência experimental de jornalismo a cobrir o evento por conta própria, contando com a velha parceria do jornal Correio do Povo. Todos puderam incluir em sua trajetória o trato com grandes fontes oficiais, como o secretário de Agricultura Cláudio Fioreze, sempre muito solícito e atencioso, o governador Tarso Genro, a presidente Dilma Rousseff, os presidenciáveis Marina Silva e Aécio Neves, entre outros. Também puderam realizar a cobertura de shows e entrevistar artistas como a família Ortaça, Renato Borghetti, Marquinho Gomes, entre outros tantos.

Embora, o cansaço inevitável, todos sem exceção, encerraram a cobertura entusiasmados porque souberam tirar o melhor proveito de cada situação, ao aprender com profissionais de grandes veículos de comunicação.
A AJOR, não poderia deixar de agradecer à professora Lisete Ghiggi, coordenadora do projeto, pelo apoio, pelo seu trabalho junto aos alunos e ao professor Fabio Ramos Berti, coordenador do curso de Jornalismo, por acreditar e incentivar o projeto. Sem o apoio de ambos, nada disto teria sido possível.

Agradecimentos se estendem a todos os profissionais da área presentes na cobertura, que de uma forma ou outra apoiaram, incentivaram e, de forma solicita, contribuíram com sua experiência para o aprendizado de cada aluno presente na cobertura.
A AJOR agradece a parceria com a Rádioweb Expointer, que transmitiu a feira através do site www.expointer.rs.gov.br e à sua equipe, em especial aos colegas Leonardo Souza e Giovani Gafforelli.

Também fica registrado o agradecimento a todos que leram, curtiram, compartilharam, sugeriram pautas e concederam entrevistas, entre outras tantas contribuições, para que esse trabalho fosse um sucesso!

Reveja a cobertura online