banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer 38ª edição da Expointer começa hoje em Esteio
38ª edição da Expointer começa hoje em Esteio Imprimir
Escrito por Moisés Machado   
Sábado, 29 de Agosto de 2015 - 21:00

expointer2015

Começa hoje, a 38ª edição da Expointer, em Esteio/RS. A maior feira de exposição de animais da América Latina ocorre até o dia 06 de setembro. Em seu espaço, no Parque de Exposições Assis Brasil, os visitantes poderão acompanhar o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos, o melhor da genética e as raças de destaque, criadas no estado gaúcho, além de inúmeras opções de entretenimento.

Quando o então ‘presidente do estado’, Borges de Medeiros, inaugurou a 1ª Exposição Agro-Industrial do Estado do Rio Grande do Sul e 1ª Feira do ramo, em 1901, não imaginava plantar também a semente do que viria a ser a maior feira de agronegócios da América Latina: a Expointer.

Um século atrás, o Rio Grande do Sul já mostrava que a agroindústria nasceu para ser forte na terra dos gaúchos. Realizada nos campos da Redenção, hoje Parque Farroupilha, em Porto Alegre, a feira buscava, entre seus propósitos, sarar as feridas da Revolução de 1893, registrar o início do século XX e exibir o desenvolvimento do Rio Grande do Sul em todas as suas atividades.

Naquela oportunidade, 60 municípios, com 2200 expositores, mostraram as suas riquezas naturais, fauna, flora, a indústria manufatureira e pastoril, artes e ciências, totalizando mais de 80 mil itens expostos, entre produtos, animais e equipamentos. O registro de visitantes foi de quase 7 mil, para uma cidade com cerca de 70 mil habitantes.
Setenta e um anos depois, em 1972, foi realizada a primeira exposição em Esteio, com o nome de Exposição Internacional de Animais, a Expointer. Além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná, a 1ª Expointer contou com a presença de 13 países e 2.900 animais inscritos. Hoje, 114 anos depois daquele longínquo 1901, quando está aberta oficialmente a 38ª edição, os números em negócios devem girar na casa dos bilhões, a exemplo de 2014, quando foram negociados, em nove dias, mais de R$ 2.7 bilhões, bem menos do que nos 98 dias de 1901. O ano de 2014 também registrou mais de 500 mil visitantes.

Em 2015, a Expointer registra 4.758 animais inscritos, representando mais de 160 raças de 2.396 expositores. Apesar dos números grandiosos, a turbulência econômica preocupa os empresários, como o criador de ovinos, Anderson Balbé. O dono da Cabanha Taquareira, de São Antônio das Missões, acredita em uma queda muito significativa na área agrícola: “os bancos não estão financiando quase nada. O Banco do Brasil financiará, mas com o novo plano safra, os juros ficaram em torno de 8%. E isso deve gerar uma queda nessa área”. No que tange à pecuária, Balbé, está otimista. “Não vejo muito problema, pois sempre o Banco do Brasil e Sicredi são acessíveis para financiamento de animais. Então acredito que vai ficar dentro do esperado.”

Os organizadores também se mostram preocupados diante do cenário econômico. Na edição de 2014 houve uma queda de 17% em relação a 2013, e a expectativa em relação a 2015 é temerosa. Na coletiva de imprensa para lançamento da feira, o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, afirmou que “as vendas não serão tão boas quanto no ano passado, porque o momento é de crise e não podemos ter esse otimismo”.
O Parque Assis Brasil passou por uma recente reforma após o temporal que destruiu cerca de 70% do local, em dezembro de 2014. A parceria com o Sindicato da Indústria das Máquinas do RS (Simers), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul) permitiu que todos os reparos fossem realizados e o parque está pronto para receber a feira.

Durante os nove dias de feira, os visitantes poderão acompanhar cerca de 400 eventos e atrações que acontecem no Parque, como: exposições de 151 raças de animais, julgamentos e leilões, desfile dos campeões, feira de artesanato e agricultura familiar, concurso freio de ouro e atrações culturais, entre outros. A expectativa do organização é de um público de cerca de 600 mil visitantes.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA