Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Presente pela segunda vez na Expointer, ‘cavalo cigano’ encanta pela beleza exótica.
Presente pela segunda vez na Expointer, ‘cavalo cigano’ encanta pela beleza exótica. Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Sexta, 04 de Setembro de 2015 - 00:20

MG 6140

Visitantes da 38ª Expointer não resistem a beleza de um cavalo de pelagem exótica, elegância e porte que troteia pelo parque. Ao ser avistado dezenas de smartphones e câmeras são apontados em sua direção para registrar o imponente GipsyHorse, de origem europeia, criado em Taiaçu, interior de São Paulo, presente pela segunda vez, em Esteio. E toda a beleza custa caro, quem deseja levar para casa um exemplar deste belo animal deve preparar o bolso: um potro é comercializado entre R$ 35 mil e R$ 45 mil.

O GispyHorse, conhecido no Brasil como “cavalo cigano”, é uma raça recente, registrada oficialmente em 1996. Desenvolvida por ciganos nativos do Reino Unido, tem como características as patas peludas e longas crinas. A pelagem mais comum é o malhado em preto e branco. Possui ainda músculos portentosos e a conformação ideal para cavalos de tração. De acordo com o seu perfil psicológico, se mostra calmo, amável e extremamente inteligente. É a raça ideal para adestramento em circo e atrelagem, uma espécie de “triatlon”, onde o objetivo é mostrar a versatilidade do condutor na condução de um ou mais cavalos atrelados a um "carro" (carruagem ou trole). E, tem sido também empregado na Pet Terapia.

O GipsyRanch Brasil, presente pela segunda vez na feira, é pioneiro e especializado na criação da raça. Vanderson dos Santos Vieira, 32 anos, é gerente do haras e destaca algumas características do animal importado da França pelos criadores. “Você vê que ele tem uma pelagem exótica e se supera em treinamento, docilidade, inteligência”. Ele é o perfil perfeito dos ciganos ingleses, que queriam um cavalo rústico, resistente e bonito, explica Vieira, que ressalta: “E o cigano é enjoado, você sabe.”

O gerente do haras disse que a aceitação na feira tem sido excelente. “Quando eles chegaram da França, em 2012, a primeira feira que participaram foi aqui, em Esteio. Naquela oportunidade, nós não tínhamos ainda potros para venda, dessa vez trouxemos dois e vendemos já no primeiro domingo”, conta Vanderson, que diz já ter vendidos outros potros da raça por até R$ 70 mil reais.

Segundo o gerente, os animais, além de dóceis, são muito fortes e completamente aptos para inúmeros trabalhos, sendo recentemente empregado na Pet Terapia. “Montamos o projeto e a índole dele, de ser muito dócil, aliado à altura, facilita muito para você trabalhar com o deficiente, até para colocar ele em cima do cavalo, ajuda”, diz.
O cavalo cigano fica na feira até o dia 06 de setembro, quando a edição de 2015 da feira chega ao seu final. Os visitantes podem encontrá-los no estande de equinos, ou ainda sendo montado por Vanderson que passeia pela feira, na mira das lentes e flash’s dos curiosos.