banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Hepatite C, um inimigo silencioso
Hepatite C, um inimigo silencioso Imprimir
Escrito por Raikard Oliveira   
Domingo, 06 de Setembro de 2015 - 23:43

hepatite

 Há algum tempo a Expointer não trata somente do agronegócio. No decorrer dos anos, o evento abriu espaço para outros tipos de comércio e serviços. Uma das novidades que chama a atenção, é o estande montado pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em frente à Praça Central, que  oferece ao público a oportunidade de realizar o teste para a Hepatite C, gratuitamente.

A hepatite C é uma doença silenciosa, e por isso muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem. “O único jeito de saber se a pessoa é portadora do vírus da hepatite é fazendo o teste ou, então, quando os sintomas se apresentem”, relatou o gerente de Projetos da ABPH, Eduardo Lima.

De acordo com Lima, cerca de três milhões de brasileiros têm hepatite, mas somente 80% dessas pessoas sabem que são portadoras. A iniciativa da ABPH foi bem recebida pelos frequentadores da 38ª Expointer. “Acho que é uma ação incrível, porque muitas pessoas não têm informação sobre essa doença. E, esse teste estar aqui e de forma gratuita, é muito bom. Normalmente não temos tempo para fazer exames, então, é uma mão na roda”, declarou Francesca Aragão, enquanto aguardava o resultado do seu teste.

Esta mesma ação, segundo o gerente de projetos da ABPH,  foi realizada em São Paulo, onde atendeu cerca de 50 mil pessoas. Desses atendidos, 580 foram detectados como positivos.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA