banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Jovens no trabalho do campo
Jovens no trabalho do campo Imprimir
Escrito por Ramiro Gasañol   
Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 19:46

IMG 5809Entre todas as visões e experiências na Expointer, uma se destaca: é a presença de jovens envolvidos com o evento, não somente como visitantes, mas também como trabalhadores em todas as áreas que envolvem a feira.

Desses jovens, muitos trabalham ativamente no campo desempenhando as mais variadas funções, alguns até já sendo preparados, desde pequenos, para assumirem o negócio da família assim que necessário. Quem pensa que isso os incomoda, se engana, pois, para muitos, esse é justamente o seu objetivo profissional: passar algum tempo na capital ou em outro grande centro para adquirir qualificação e assim aperfeiçoar e otimizar o trabalho.

Anelise Becker, 26 anos, formada em Educação do Campo, em Veranópolis, é agora mestranda em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Desde o tempo em que cursava a faculdade, segue o mesmo ritmo de, sempre que possível, aplicar o que aprendeu nas atividades agroindustriais que desenvolve com a sua família.

Segundo Anelise, a qualificação, além de melhorar o produto oferecido pela empresa, ainda ajuda o jovem que trabalha no campo a perder a vergonha de dizer com o que atua. A entrevistada ainda comenta que não consegue se imaginar vivendo em um cenário urbano de uma capital ou grande centro.

Mauricio Silva, 22 anos, trabalha no campo desde cedo em diferentes atividades. Apesar de não ter vontade de deixar o ambiente rural, não descarta a possibilidade de passar um tempo em alguma capital ou grande centro para se profissionalizar.

Cesar Adams Cezar, 51 anos, dono da Cabanha Cezar, acredita que essa qualificação da mão de obra jovem é o caminho a ser seguido pela geração atual. Também ressalta a importância desse diálogo do urbano com o rural, pois o jovem deve ter uma visão do que acontece fora do mundo rural, saber o direcionamento do seu trabalho e por quem é consumido. Essa troca de experiências é muito importante no sentido de uma aproximação entre os dois lados para que, mesmo com suas individualidades, interajam visando a sua melhor contribuição.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA