banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Mini-curso de degustação atrai simpatizantes do vinho
Mini-curso de degustação atrai simpatizantes do vinho Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker   
Terça, 07 de Setembro de 2010 - 17:48
vinhosA Emater, junto com a Fepagro e a UFRGS, realizou um mini-curso de degustação de vinhos, com o pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS Vitor Manfroi. Essa foi a atração do "Dia da Fruta", realizado sempre nas terças-feiras da Expointer. Ele deu dicas de como se realizar uma boa degustação e também tratou de outros temas, como os diversos tipos de vinhos produzidos e o processo de elaboração da bebida.

Para os iniciantes, Manfroi recomenda que comecem com vinhos mais simples e que utilizem uma taça adequada: "É mais fácil começar com vinhos simples, brancos, espumantes e doces. Também é importante degustar com uma taça que beneficie o vinho, não em qualquer copo". O pesquisador ainda recomenda que o interessado anote todas as degustações feitas, além de nunca provar os vinhos sozinho. "É interessante fazer, por exemplo, com cinco amigos. Cada um traz um vinho diferente e, assim, a variedade de bebidas e opiniões é maior", aconselha.

Manfroi afirma que o consumo de vinhos ainda não é o ideal. No Brasil, o consumo é de dois litros per capita, enquanto o dos uruguaios é de 30. Para o pesquisador, o país precisa evoluir no consumo e o povo gaúcho é um diferencial: "O Brasil ainda precisa crescer. É muito pouco comparado a nós, gaúchos, que temos um consumo de 8 litros per capita, o maior índice em território brasileiro."

O professor Paulo Vitor Dutra de Souza, também da UFRGS, destacou a importância em poder realizar o evento novamente. "Com o projeto do Dia da Fruta, conseguimos grandes avanços em diferentes áreas do agricultor e isso é uma grande satisfação."

Publicado no Correio do Povo em 31/08/10

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA