banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Expointer Trator movido a etanol é uma das novidades sustentáveis da Expointer
Trator movido a etanol é uma das novidades sustentáveis da Expointer Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt   
Quarta, 08 de Setembro de 2010 - 18:04
trator-etanolOs produtores rurais cada vez mais buscam tornar o agronegócio sustentável, principalmente quando se trata de cooperativas e do pequeno agricultor familiar. Uma das alternativas para isso é o primeiro trator 100% movido a etanol, que está em exposição na Expointer, no caminho da integração.

O trator exposto na feira foi projetado pela biorrefinadora Usinas Sociais Inteligentes (USI), com o apoio da UFRGS. Ainda não há nenhum trator 100% movido a etanol à venda e, conforme o professor da universidade Harold Ospina Patino, vai depender das empresas fabricantes de tratores colocarem esse produto no mercado. "O custo de produção é o mesmo", garante o professor que diz que essas empresas, infelizmente, engavetaram o projeto.

De acordo com Ospina, existem três unidades produtoras de etanol no estado. Para ele, o mais importante desse projeto é que o agricultor vai poder produzir o próprio combustível. "O etanol é um combustível que não causa danos ao meio ambiente, é renovável, não é como a gasolina.", acredita.

O investimento para a produção do etanol é de R$ 190 mil para produzir mil litros por dia. "Essa é um proposta corporativista. Os pequenos agricultores irão se juntar para produzir o combustível isso vai baratear bastante o custo para o agricultor, apesar de o trator movido a etanol mais combustível", assegura.

Publicado no Correio do Povo em 02/09/10

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA