Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Está aberta oficialmente a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre
Está aberta oficialmente a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha. Fotos de Jana Eickhoff
Domingo, 30 de Outubro de 2011 - 09:54

fgdgIniciou nesta sexta-feira (28/10) a 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A solenidade de abertura ocorreu no Teatro Sancho Pança, no Cais do Porto, com a presença de políticos, ex-patronos, jornalistas, escritores, entre outras autoridades. A tradicional Feira, sempre emoldurada pelos jacarandás em flor, ocupa também o espaço da Praça da Alfândega, ainda em fase final de revitalização e se estenderá até o dia 15 de novembro.

Centenas de pessoas estiveram presentes à cerimônia, aberta pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, que destacou a importância da leitura e o orgulho que sente do povo gaúcho por manter esse hábito. "Hoje o Rio Grande do Sul detém o maior índice de leitura do Brasil. Número este que nos orgulha muito", disse Carneiro.

A patrona da 57ª edição, Jane Tukitian, recebeu o troféu das mãos de seu antecessor no cargo, Paixão Côrtes, a quem denominou de "símbolo da força dos gaúchos". Ela agradeceu a escolha do seu nome para a função e, emocionada, dividiu com a plateia a sensação de receber esta homenagem. "Este é, para mim, um momento de rara emoção, feito de palavras, gente e livros", descreveu.

Em seus últimos momentos como patrono, Paixão Côrtes ressaltou que jamais deixará de frequentar a feira. "Não me despeço da feira, apenas da função de patrono", disse. Tradicionalista, o ex-patrono deu adeus ao cargo entoando, acompanhado pela platéia, trechos de uma canção popular do estado: "Vou-me embora prenda minha, tenho muito que fazer".

Em seguida, autoridades e populares saíram a caminhar pela feira. Eles acompanhavam o Xerife José Júlio La Porta, que badalava o sino, símbolo da abertura oficial da Feira do Livro de Porto Alegre. Junto ao som da sineta, estudantes protestaram com gritos e cartazes contra os problemas na realização do Exame Nacional do Ensino Médio.

Fotos de Jana Eickhoff