banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro A Feira mostra seu lado internacional
A Feira mostra seu lado internacional Imprimir
Escrito por Nícolas Andrade   
Terça, 08 de Novembro de 2011 - 15:37

feira-internacionalComo não poderia deixar de acontecer, a maior exposição do gênero na América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre destina uma ala exclusiva para as publicações internacionais. Com publicações de países vindos de outras partes da América, Europa e África, os expositores acreditam no sucesso da literatura de outros países também na capital gaúcha.

Para os turistas, uma forma de ficar mais perto de casa; para os cidadãos locais, uma oportunidade para conhecer outras culturas. Seja como for, a exposição internacional da Feira é amplamente visitada durante todos os dias de seu funcionamento. Para o expositor argentino, Miguel Goméz, apesar de Buenos Aires ser uma das maiores consumidoras de literatura da América, não há uma feira desse porte. "Temos feiras em Buenos Aires, há também a feira de Guadalajara no México, mas o grande diferencial de Porto Alegre é ter sua feira a céu aberto, e isso não existe em outros locais da América", disse Goméz, que possui uma livraria em Porto Alegre (Calle Corriente), desde 1977, e expõe na Feira desde 1996.

Já para a cubana, Janet Bellón, eventos desse tipo já são uma rotina. "Temos uma grande Feira em Havana, mas a feira daqui é uma grande forma de expor a cultura local". Outra pessoa acostumada com exposições de livros é a peruana, Elena Cunyarache, responsável por uma das bancas mais procuradas da Feira, a banca dos Menores Livros do Mundo. "O criador da editora, Alberto Briceño, acha que a literatura não tem tamanho para leitura, por isso diminuiu as publicações querendo deixar a compreensão mais viável", explica a expositora da banca que apresenta seus pequenos livros desde 2005.

De ponta a ponta da ala internacional, passando pela literatura africana até um mergulho na cultura polonesa, encontram-se os inúmeros atrativos da Feira do Livro. Então, esta é uma boa oportunidade para os visitantes expandirem seus conhecimentos em diversas línguas.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA