Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Nasce o "Ocupa Poa" no centro da capital
Nasce o "Ocupa Poa" no centro da capital Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Quinta, 17 de Novembro de 2011 - 13:45

ocupa-poaCerca de 100 jovens se reuniram na sexta-feira (11/11) no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre. Eles fazem parte da primeira manifestação do Ocupa Poa, uma versão gaúcha do movimento Occupy Wall Street, criado nos Estados Unidos com o objetivo ocupar locais públicos para conscientizar as pessoas da capacidade que elas possuem de transformar aquilo que as oprime.

O movimento, organizado pela internet, através das redes sociais, também existe em outras capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo e reúne pessoas "indignadas" com as dificuldades enfrentadas pela sociedade. A ideia consiste em ocupar um local público para debater e buscar soluções para os problemas. "As pessoas estão unidas porque são 'os indignados' gaúchos. São as pessoas que sentem que tem um problema e se reúnem para achar uma solução", explica a estudante Anelise – que preferiu não revelar o sobrenome.

O grupo busca também trazer questionamentos sobre assuntos solidificados na sociedade, como no caso do Brasil, o sistema político e o descaso com o meio ambiente, a fim de gerar uma reflexão na população em geral, e não só nos manifestantes. "Esses questionamentos podem ser levados para a família, vizinhos e colegas de trabalho. Isso faz com que as pessoas façam uma reflexão crítica e, talvez, algumas dessas pessoas tenham vontade de vir acampar, como eu tive", relata a estudante Denise Machry.

Em meio aos debates, outras atividades são organizadas, como assembléias e palestras, para que o grupo compartilhe dificuldades e ideais, além de propagar sua luta. Ainda não há data marcada para o fim da ocupação.