banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Tem início a 58ª Feira do Livro
Tem início a 58ª Feira do Livro Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Segunda, 29 de Outubro de 2012 - 15:37

Adriana-Franciosi-aberturaAs badaladas da tradicional sineta soaram pela Praça da Alfândega marcando oficialmente a abertura da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. No evento oficial, realizado no Teatro Sancho Pança, o escolhido para o patronato desta edição, escritor Luiz Coronel, falou sobre a importância dos livros e da leitura para as novas gerações, como instrumento de transformação social. "Os livros são meus pássaros e com eles aprendi a voar", comentou o patrono e, sobre a Feira disse: "podemos considerar a Feira do Livro um celeiro de novos leitores".

O escritor aproveitou também para mostrar sua opinião sobre as previsões do fim do livro, substituído por computadores e tablets. Para ele, as edições impressas protegem o leitor do excesso de conteúdo trazido pelos meio eletrônicos. "O livro é mediador da informação e impede o bombardeio de informações", argumenta o patrono. Ele ainda usou o espaço para criticar a indústria cultural que reduz arte a simples entretenimento.

A patrona da edição anterior da Feira, Jane Tutikian, foi quem entregou a estatueta de patrono para Luiz Coronel. Em seu discurso, a também escritora se emocionou ao relembrar de suas vivências como ex-representante da Feira do Livro de Porto Alegre. "Eu agradeço pela felicidade de ter tido a oportunidade de ser patrona e pelos 19 maravilhosos dias que passou", agradeceu Jane, e aproveitou para dar boas-vindas ao novo patrono: "viva os jacarandás, as bancas abarrotadas de livros. Viva agora essa feira que é a tua".

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA