banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Abertas as oficinas da Record 2013!
Abertas as oficinas da Record 2013! Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Terça, 12 de Novembro de 2013 - 22:51

equipeA chuva torrencial que caía na capital dos gaúchos não protelou o início das oficinas de Jornalismo ofertadas pelo Grupo Record RS neste ano. Estudantes de diferentes universidades do Rio Grande do Sul vão colocar suas habilidades em prática em produções de impresso, rádio, TV e fotografia na Feira do Livro de Porto Alegre. A atividade prossegue até o dia 16 de novembro, no período da tarde. Nesta edição, representam o IPA os alunos Gabriel Guidotti (impresso), Patrícia Silva (rádio) e Gidiane Oliveira (TV).

O primeiro encontro aconteceu no Espaço Cultural do Correio do Povo (Caldas Júnior, 219), onde os editores Marcos Santuário e Sinara Félix agradeceram a presença de todos e afirmaram que os selecionados passaram por um rigoroso processo de seleção. Aproveitaram também para valorizar o amor pela profissão que, segundo eles, é apaixonante. Após, houve a separação de alunos inscritos em rádio e impresso/fotografia, para que seguissem Sinara e Santuário, respectivamente.

Acadêmicos inscritos em TV seguiram para o Morro Santa Tereza, nos estúdios da Record. A tarde foi de conhecimentos. Na oficina colaborativa de jornal e foto, estudantes visitaram a redação do Correio do Povo sob o aviso bem-humorado de Santuário: “Só não vale alimentar os jornalistas”. O passeio mostrou as ilhas de cada editoria do jornal, além de detalhes da logística de trabalho. Na oportunidade, o grupo conheceu alguns dos principais repórteres do Correio do Povo, como Taline Oppitz, colunista de Política, Ricardo Giusti, editor-chefe de Fotografia, e Eugênio Bortolon, editor de Capa, de Economia e secretário-geral da redação.

Mas os futuros jornalistas não ficaram nesse tour por muito tempo. Era chegada a hora de produzir. Na sequência, Santuário iniciou a reunião de pauta para definir as matérias que serão publicadas em um caderno especial do Correio do Povo a ser distribuído na Feira no próximo sábado – impresso, este, produzido pelos alunos. O momento foi de debate, dúvidas de apuração jornalística e definição das fontes.

Texto escrito para a oficina de Jornalismo da Record. Acesse: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/oficinadejornalismocp/

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA