banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Visitantes procuram livros relacionados à religião
Visitantes procuram livros relacionados à religião Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Terça, 12 de Novembro de 2013 - 23:06

FOTO-4Feira do Livro é sinônimo de diversidade cultural. Esta realidade se mostra ainda mais tangente quando o assunto são as inúmeras bancas que vendem títulos relacionados à religião. Nestas, o público é volumoso, paciente nas escolhas e constante, de modo que a opção entre um livro e outro pode levar um longo tempo.

De acordo com as atendentes, a maioria procura as publicações ora pelo interesse em conhecer mais sobre o assunto, ora para otimizar uma doutrina que já é sua. Há bancas específicas da religião e outras que vendem uma mescla. O estande Ladeira Livros, por exemplo, comercializa títulos de diferentes religiões, como católica, evangélica e afro. A sócia da livraria, Ana Vilk, destaca que os pedidos, normalmente, são feitos por determinados títulos. “Poucas vezes por assunto ou autor”, explica. Seguindo a mesma proposta, a KMZ Editora veio à Feira primando pela diversificação, oferecendo publicações referentes ao judaísmo, cristianismo, catolicismo, entre outros. Tanto na Ladeira quanto na KMZ, há também livros de outros segmentos, não apenas da religião.

FOTO-5Há, entretanto, espaços específicos para as doutrinas. Na Rua da Praia, a Bodigaya Editora publica livros relacionados ao budismo. Pela segunda vez na Feira, a atendente Vanda Blazina destaca que já vendeu uma média de 300 títulos sobre o assunto, sendo que a maioria é procurada pela temática. Os clássicos, contudo, são predileção do público na banca da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), informa a representante Kátia Tramansóli. Ela observa que, neste evento, boa parte do público compra para se aproximar do espiritismo. “Há quem leia romances espíritas e vem à Feira para adquirir títulos que falam sobre a religião em si”, explica.

Texto escrito para a oficina de Jornalismo da Record. Acesse: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/oficinadejornalismocp/ 

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA