Bud rouba a cena Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Sexta, 15 de Novembro de 2013 - 08:55

Foto-6Além de livros, a Feira de 2013 abre espaço para personagens que estão fora da literatura. É o caso de Bud, um cachorro da raça Border Collie que exibiu seus truques para o público do evento. Com apenas dois anos, o cão mostra desenvoltura de um campeão no adestramento, respondendo aos comandos de seu dono, Toni Machado, e trazendo alegria para inúmeros visitantes que não evitavam a pergunta: “Posso fazer carinho?”.

Embora o cachorro seja adestrado, Toni não trabalha na área. Seu gosto pela atividade começou após morar ao lado do Canil da Brigada Militar. “Vi o treinamento que faziam e quis fazer também”, lembra. Aposentado, faz isso pela paixão por cães, já tendo ensinado a Bud 57 instruções. “O objetivo é estabelecer formas de comunicação”, explica. Cada ensinamento leva dois dias para ser absorvido. Entre os truques, o cachorro dá a pata, corre em volta das pessoas, gira e até dá beijo na boca. Uma menina, após observar um “selinho” de Toni e Bud, gritou: “Ai, que nojo”. Na sequência, entretanto, ela não aguentou os encantos do peludo e partiu para fazer carinho.

Alguns dos comandos são em inglês. Toni esclarece que as palavras são mais curtas, o que torna o treinamento mais fácil. Indica também que o aprendizado em língua estrangeira se dá pelo fato do animal ter origem na Escócia, embora nascido em Porto Alegre. Além de Bud, Toni tem uma cadela Poodle, de 14 anos, com 25 instruções memorizadas.

Texto escrito para a oficina de Jornalismo da Record. Acesse: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/oficinadejornalismocp/

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA