Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Estudantes participam do processo de produção do CP
Estudantes participam do processo de produção do CP Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Domingo, 17 de Novembro de 2013 - 17:40

visComo o Correio do Povo sai da redação, vai para a área industrial e chega às bancas de jornal? O processo, até então desconhecido pelos estudantes de impresso das oficinas da Record, pode ser observado passo a passo na tarde da última sexta-feira. Primeiro, a produção e redação, depois a diagramação e, por fim, a impressão, estágio esse que levou os alunos ao setor industrial do jornal, em Porto Alegre.

Na chegada, uma antiga prensa gráfica em exposição na portaria chamou atenção por sua legenda: “Róseo”. Apelido carinhoso que o CP recebeu após ter sido impresso primeiramente em papel rosa”. A ocasião data de 1895.

Em seguida, os alunos conheceram a logística do trabalho, que primeiro passa pelo setor de internet, em folhas individualizadas. Após, os técnicos do local fazem a separação das folhas para que sejam prensadas na chapa de impressão. Cada chapa custa cerca de R$ 20,00 e o processo de produção pode levar algumas horas, dependendo do tamanho do jornal. No encerramento da visita, os alunos puderam ver as primeiras edições do jornal da oficina ganhando vida em uma série de páginas coloridas.

vis2Em um sentimento geral, muitos não se conteram para falar palavras como “que demais” ou “incrível”. Para divulgar o trabalho, o próximo estágio seria a distribuição. Os redatores e fotógrafos do caderno estiveram sábado, na Feira do Livro, para entregar exemplares do jornal aos visitantes do evento. Na ocasião, os estudantes também gravaram para o programa “Balanço Geral”, da Record.

Texto escrito para a oficina de Jornalismo da Record. Acesse: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/oficinadejornalismocp/