Para substituir a campanha do ano passado que trabalhou com a troca de livros, esse ano a Prefeitura de Porto Alegre desenvolveu a ação colaborativa "Leu? Curtiu? Compartilhe!", que arrecada livros para beneficiar bibliotecas comunitárias da Capital.
Os visitantes do estande que contribuem com a campanha são convidados a fazer uma selfie em um totem localizado no local. Essa foto, que possui uma moldura toda especial, pode ser enviada por e-mail e publicada nas redes sociais.
O visitante do espaço ainda pode declarar seu amor pela cidade, deixando seu recado em um mural. Além do espaço institucional, a prefeitura possui um estande conjunto das secretarias municipais de Educação (Smed) e da Cultura, onde estão sendo comercializados lançamentos promovidos pela Coordenação do Livro e da Literatura da secretaria, incluindo livros financiados pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e o acervo da livraria Ilhota, atingida pelo incêndio no Mercado Público.
Segundo a atendente do estande, Dafne Panatieri, 23 anos, não havia como saber ao certo o volume de livros que seria arrecadado nem como seria a aceitação do público à campanha. Porém, faltando ainda quatro dias para o final da feira, o cálculo aproximado de doações já realizadas é de 2 mil e oitocentas obras, e a expectativa, é de que esse número ultrapasse 4 mil obras até domingo, último dia.
"A ideia inicial era de destinar os livros a três bibliotecas públicas municipais. Mas como o número de doações foi bem além do que se imaginava, as distribuição serão estendidas também às bibliotecas comunitárias", declara Panatieri. |