banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Os livros já estão na praça
Os livros já estão na praça Imprimir
Escrito por Manoel Canepa e Cissa Madalozzo   
Terça, 03 de Novembro de 2009 - 17:47

carlos-urbim

Na última sexta-feira, dia 30 de outubro, foi aberta oficialmente a 55ª edição de um dos eventos mais tradicionais de Porto Alegre – a Feira do Livro. Com o rótulo de ser o maior evento literário a céu aberto da América Latina, a feira, a cada ano, adquire a condição de aglutinar muito mais do que apenas a literatura. É um encontro cultural que envolve, além de escritores e leitores, visitantes nacionais e internacionais e a população da capital gaúcha.

Nessa edição, a Feira conta com dois convidados especiais. A França, que é o país homenageado e Santa Catarina, o Estado convidado. Ambos estiveram em evidência na cerimônia de abertura, que ocorreu no Teatro Sancho Pança, do Cais do Porto e contou com escritores, políticos e pessoas ligadas à cultura de Porto Alegre.

Entre as personalidades presentes na cerimônia estavam o Prefeito José Fogaça e a Secretária da Cultura Mônica Leal que representou a governadora Yeda Crusius. Ambos destacaram a importância da leitura desde cedo, e que hoje a Praça da Alfândega é palco da cultura literária do Estado.

O Charles Kiefer, patrono do ano passado, se despediu do cargo e defendeu a ampliação do acesso aos votos para a escolha do patrono. “É importante que os leitores tenham esse direito, meus alunos também gostariam de participar da votação”.

Mas foi o lúdico e a poesia que tomaram conta do discurso de boas vindas do patrono deste ano, o escritor infantil Carlos Urbim que abrilhantou a festa das crianças. Urbim frisou o incentivo da leitura que cria cidadãos e, também, agradeceu aos seus professores que lhe deram os instrumentos para escrever e, não deixou de lado a família: “Foi com os meus filhos que comecei a contar histórias”.

As personagens mais conhecidas do escritor são as traças Biblió e Teca, mas foi com um grito de Urbim ao chamar – Biblió - que deu início a agitação dos espectadores.

Além das palavras de boas-vindas, a cerimônia de abertura contou com uma performance teatral de atores gaúchos e a execução dos hinos do Brasil, da França e do Rio Grande do Sul, entoado pelo coral infantil dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank.

Quem abriu oficialmente a 55ª edição foi o Xerife Júlio La Porta, que, como ocorre tradicionalmente, tocou os sinos e comandou a caminhada até o centro da Feira, na Praça da Alfândega.

A Feira do Livro de Porto Alegre tem visitação diária das 9 às 21 horas, até o seu encerramento, no dia 15 de novembro. Além dos estandes de livros, diversas apresentações de músicas, teatro e palestras ocorrerão durante o período. Todos os eventos têm entrada franca. A programação completa e outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3286-4517 ou pelo site: www.feiradolivro-poa.com.br.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA