banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro A Feira do Livro é de todos
A Feira do Livro é de todos Imprimir
Escrito por Cissa Madalozzo   
Segunda, 09 de Novembro de 2009 - 11:09

libras1

A Feira do Livro não é destinada apenas para os que enxergam e escutam. O hábito da leitura é acessível a todos, e a prova disso é que não existe deficiência nem limite para os que gostam de ler, seja com os olhos, com as mãos ou com os ouvidos.

Na Área Infantil e Juvenil é possível conhecer a Biblioteca do Cais, e lá está a professora de informática Janete Maria Schneider que ensina e prepara os adolescentes e adultos cegos para dominar o mundo da informática. O diferencial de Janete é que, mesmo sem enxergar ela não desiste de ver com o coração. “Me sinto grata quando meus alunos conseguem enviar um e-mail ou se inscrever para um concurso, tudo através do computador. Isso não tem preço”.

O programa usado pelos deficientes visuais tem sua base no software ‘leitor de telas’, que descreve oralmente o conteúdo presente na tela, além da impressora que imprime em braile. “A única limitação é que o programa não lê fotos”.

Mas, a professora faz um alerta à organização da Feira quanto à localização do estande. Conforme Janete, está numa área de difícil acesso para os deficientes físicos: “Já pedimos para nos trocarem de lugar, pois vir até aqui temos que passar por muitas curvas”. Mas ela não desiste e acrescenta: “Um dia nos atingirão”.

Ainda na Área Infantil, logo na entrada, é possível ver uma pequena sala chamada: “Portal Libras”, destinada aos surdos e curiosos sobre o assunto.

A estudante de biologia e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Priscila Damasceno é quem atende e recebe os surdos que precisam de informações ou material (livros) relacionado ao assunto. “Aqui fazemos a inclusão do surdo e deixamos claro que não há limitação, nem deficiência. Todos estão aptos a estudar”.

Priscila aproveitou para esclarecer o que muitos confundem sobre os surdos: “Ser surdo não significa ser mudo!".

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA