Socialização na feira Imprimir
Escrito por Gisele Perna   
Sábado, 30 de Outubro de 2010 - 22:24

bocaEssa é uma daquelas situações em que a pauta acha você. Estava eu cansada de caminhar pelos corredores da 56º Feira do Livro quando me sentei abaixo do estante da RBS TV. Uma voz atrás de mim emergiu perguntando:

- Moça! A senhora conhece o nosso jornal? Eu subitamente me virei e disso não.

É claro que a propaganda vinha com a proposta de venda do tal jornal. Pois bem, a voz era de Alexandre da Silva, morador de rua há um ano, aqui em Porto Alere. Seu jornal, o conhecido das sinaleiras da cidade, é o Boca de Rua.

Alexandre me envolveu com uma história de desentendimentos familiares e quase o chorou ao falar que não conseguia emprego. Enquanto ouvia o menino, fui folhando o jornal e me deparando com matérias bem interessantes.

Perguntei como era feito o jornal. Ele me respondeu que os próprios moradores de rua saem em busca das noticias, escrevem e depois, através de uma parceria entre a ONG Alice - Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação e Zero Hora, são impressos passando a ser vendidos pelos moradores de rua pelo preço singelo de R$ 4,00.

Sem apologias ao preço, mas a ação realmente merece ser reconhecida. O Boca de Rua é bem estruturado e elaborado. Apesar do conteúdo ser sob a ótica dos moradores de rua e suas denúncias serem da mesma natureza, vale a pena, pois é mais uma opinião que tomamos conhecimento enquanto cidadãos.

O jornal já existe há oito anos e também oferece várias atividades como oficinas de foto, vídeo, entre outros. Apesar de ter a participação de jornalistas, as pautas são todas elencadas pelos moradores que também ficam com toda a renda arrecadada das vendas.

E aí vocês me perguntam: mas o que tem a ver a Feira do Livro? Pois bem, se não fosse nesse ambiente de perfeita interação entre leitura e lazer, com certeza, eu não teria sido chamada a prestar atenção no Alexandre, nem teria parado para falar com ele. É através dos corredores da 56º Feira do Livro que nos deparamos sempre com algo novo. Vale a pena curtir.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA