Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Uma imagem vale mais que mil palavras
Uma imagem vale mais que mil palavras Imprimir
Escrito por Gabriel Marçal
Segunda, 01 de Novembro de 2010 - 13:32

trancando-historiasA exposição de ilustrações infanto-juvenil 'Trançando Histórias', que acontece de dois em dois anos, na Feira do Livro, na área infanto-juvenil, está em sua sétima edição. Considerada a mais importante do gênero no Brasil, a mostra apresenta trabalhos de 37 artistas brasileiros, entre os quais seis estrangeiros radicados no Brasil.

A exposição aconteceu a partir da  ideia da artista plástica Cristina Biazetto, inspirada em suas viagens pela Itália, onde ela observou a Bienal do Livro. Cristina resolveu fazer uma mostra de ilustrações infantis e juvenis aqui no Brasil. Uma das guias da exposição, a estudante de Artes Plásticas da UFRGS, Bianca Pinheiro, conta como foi o início da exposição. "A Cristina entrou em contato com os coordenadores da Feira do Livro e conseguiu o espaço. Daí ela começou a chamar os ilustradores, incluindo os premiados", diz a estudante.

Em cada edição são homenageados alguns artistas,  e nesta sétima edição as homenageadas são: Ana Rangel, Ângela Lago e Eva Ferrari, todas com mais de 30 anos de carreira artística. Existia ainda a possibilidade de outros serem homenageados, mas uma das regras da exposição é que nenhum artista pode expor mais de três vezes seguidas. Alguns ficaram de fora desta edição.

Com o intuito de despertar o gosto pela arte e pela leitura, a exposição faz sucesso entre crianças e adultos. "Sim eles gostam, geralmente eles vão olhar no livro depois para saber qual é a história", afirma a estudante de Artes Plásticas.

Antes de chegar à Feira do Livro a mostra passou pelo Santander e pelo MARGS, onde fez sucesso com mais de cinco mil visitantes. A exposição ficará até o final da feira, no Cais do Porto. No dia 02/11 (terça) ocorrerá a  inauguração oficial, com um encontro de artistas que vão ministrar palestras e workshops.