banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Contando histórias para incentivar a leitura
Contando histórias para incentivar a leitura Imprimir
Escrito por Gabriel Marçal   
Terça, 02 de Novembro de 2010 - 08:08

qg-pitocosNa área infanto-juvenil da Feira do Livro existe um lugar dedicado especialmente para as crianças. É o QG dos Pitocos que há cinco anos faz sucesso na feira ao depertar nas  crianças de zero a sete anos, que ainda não são leitores, o interesse pela literatura. Com seus contadores de histórias, que utilizam as mais variadas técnicas para narrar suas aventuras, o espaço estimula as crianças a mergulharem no mundo mágico das histórias infantis.

Há cinco anos o QG dos Pitocos era um espaço apenas com brinquedos, mas com o passar do tempo o QG foi se modificando e acabou se transformando num dos mais tradicionais estandes de contadores de história da Feira do Livro. "Tínhamos apenas brinquedos e percebemos que não era esse o caminho, mas agora há também brincadeiras que incentivam a leitura", afirma a coordenadora do projeto e contadora de histórias Valquíria Cardoso.

Valquíria ainda revela a fórmula do sucesso do projeto, "trabalhamos de forma dinâmica, engraçada, com música. Mostramos que as coisas vão muito além do livro. Assim as crianças ficam curiosas em conhecer os livros, tanto os que foram comprados como outras histórias que lembrem o que eles ouviram".

Trabalhar com crianças é sempre um desafio, Valquíria já passou por várias situações inusitadas no decorrer de seu trabalho no projeto. "Uma vez fui perguntar o nome de um menino e ele só me olhava com cara de mau e dizia: maléfico. Eu perguntei que histórias ele mais gostava? Ele respondia: malévolas. A única resposta dele era essa, gostava de coisas bem bizarras, mas no fim ele gostou das histórias e acabou retornando vários anos ainda", relembra a contadora de histórias.

O QG também oferece cursos aos pais que desejam contar histórias para seus filhos em casa, "há muitos anos nos pediam para ensinar a nossa técnica, porque os pais gostariam de contar histórias para seus filhos. E como foi muito legal vamos fazer mais cursos no decorrer da feira", ressaltou Valquíria.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA