Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Valentina no mundo dos livros
Valentina no mundo dos livros Imprimir
Escrito por Carlos Macedo
Terça, 02 de Novembro de 2010 - 23:01

valentinaSentada no chão, ao lado de uma das bancas da Área Infantil e Juvenil, no Cais do Porto, Valentina Berlato Nicolazzi, de apenas seis anos decifra o livro "O que começa com...", um joguete de adivinhações com as letras do alfabeto. A pequena, que "já sabe formar pequenas frases", diz a mãe Lisane Berlato, "se criou em cima dos livros". Valentina está na faixa etária em que os leitores no Brasil mais leram na vida. Conforme a segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e coordenada pelo Observatório do Livro e da Leitura (OLL), o período até 10 anos de idade corresponde a 29% desta fatia.

Se depender dos pais, a menina nunca mais sairá do mundo dos livros. "Desde o maternal ela tira o livro na biblioteca", relata Lisane Berlato, que trabalha numa biblioteca. O que contraria o estudo, aplicado em 5.012 pessoas em 311 municípios de todo o país de 29 de novembro de 2007 a 14 de dezembro do mesmo ano, que cita que muitos dos entrevistados sequer conhecem a existência de bibliotecas em seu no bairro ou cidade. Mesmo quando dados de 2005 do Ministério da Cultura apontam que quase 90% dos municípios brasileiros têm pelo menos uma biblioteca.

Mas para os pais de Valentina "a leitura não é somente um aprendizado escolar". . "Lemos todos as noites até ela dormir", diz o historiador Fernando Nicolazzi. Entre as leituras preferidas da menina está Alice no País das Maravilhas e o Sítio do Pica-pau Amarelo. "Eles me ajudam a pensar melhor, me levam para a imaginação", constata a pequena leitora.