banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Ambientalista canadense divulga seu livro
Ambientalista canadense divulga seu livro Imprimir
Escrito por Gisele Perna   
Quarta, 03 de Novembro de 2010 - 17:34

ambientalistaO ambientalista Denis Beauchamp, canadense que vive no Brasil há oito anos, está na Feira do Livro para divulgar a 5º edição de sua obra independente sobre dicas orgânicas para produtos de limpeza. A Casa Limpa da Faxineira Ecológica é uma obra que explica como limpar sem agredir a natureza.

Falar em sustentabilidade, hoje em dia, é uma necessidade. O livro do ambientalista nos possibilita aprender a utilizar técnicas e materiais que para nós são triviais, mas que podem ser de maneira inteligente readequados para a obtenção de soluções bem criativas na limpeza de casa. Entre os exemplos estão a casca da batata, que pode ser útil para polir objetos; o sal com argila utilizados para se tirar manchas, e assim vai.

Com uma figura despojada e muito galanteio, Denis vai divulgando seu trabalho por toda a cidade de Porto Alegre. É comum o ver o canadense circular pelo Mercado Publico ou na rua Padre Chagas e, agora, na Feira do Livro, onde o divulga e vende sua obra pessoalmente ou através da banca da Editora Multiculturas, ao preço de R$ 10 reais.

Não se trata de um folheto explicativo. A Casa Limpa da Faxineira Ecológica caracteriza-se por conter receitas oriundas de vários paises. Aqui no Brasil, Denis salienta que somos privilegiados quando se trata de produtos naturais, e cita o exemplo a barra de sabão de coco, que na Europa custa cerca de R$ 25,00. Por hora, seus objetivos são de deste livro consistem em nos conscientizar que podemos viver de forma higiênica com pouco dinheiro e sem agredir o meio ambiente.

Quando foi vereador na cidade de Montreal, no Canadá, executou esse projeto para diminuir os gastos com o processo de recolhimento do lixo, bem como o próprio lixo, já que defende o reaproveitamento de embalagens e resíduos orgânicos.

Denis também capacita as mulheres que lidam com a limpeza nas zonas carentes, com a finalidade de qualificá-las para um trabalho consciente. E este é apenas um de seus projetos, sempre relacionados com a sustentabilidade e com a reciclagem. Denis, já fez parcerias com diversos governos e ongs, do mundo todo, que apostam em seu trabalho para dar conta do lixa da sociedade.

Além do livro, o atual projeto do ambientalista no Estado, está vinculado a gestão alternativa de reciclagem, que visa reeducar as comunidades menos favorecidas, promovendo a idéia de reciclagem com criatividade e responsabilidade.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA